Duke, um Golden Retriever de quatro anos, com 45 kg, adora passar ao ar livre com sua família e fazer caminhadas. Recentemente, num passeio pelas montanhas da Costa Norte de Vancouver, Canadá, o cão se machucou durante uma trilha, onde se cortou em pedras afiadas.
Duke feriu suas patinhas enquanto ele e sua tutora estavam caminhando nas pedras.
A tutora de Duke tentou ajudá-lo e levá-lo embora em segurança, porém o terreno dificultou sua atuação, pois era estreito e com uma queda íngreme. Por esses motivos, ela chamou a North Shore Rescue pedindo ajuda.
Em alguns minutos, o coordenador de operações aéreas, Tim Blown, e sua equipe chegaram ao local através de um helicóptero. “Conseguimos aterrar não tão longe, sair do helicóptero e descer para o local”, disse Blown.
A equipe sabia o que fazer, pois mesmo que a maioria dos salvamentos sejam para humanos, alguns cães também já foram resgatados em situações parecidas. “O colocamos em uma rede de salvamento e depois um dos nossos membros o levou para o helicóptero”, disse Blown.
Apesar dos ferimentos, Duke manteve-se calmo durante todo o salvamento. “É de se pensar que [quando] pegasse um cão grande e os carregasse, ele poderia ficar aborrecido”, disse Blown. “Mas quando o colocamos no helicóptero e o transportamos para baixo, ele parecia bastante feliz”.
Após o resgate, os tutores de Duke o levaram à uma clínica veterinária, para que o cão recebesse os cuidados de emergência em suas patas.
Graças à rápida resposta da equipe de resgate, Duke conseguiu os cuidados adequados, se encontrando em recuperação. Segundo o veterinário, suas patas estarão completamente curadas em algumas semanas. Após esse período ele poderá voltar a explorar trilhas novamente.
Fonte: Tribuna de Jundiaí