Myko ainda era um pequeno cachorro quando foi adotado e já nessa época seus tutores notaram que ele era um animal especial. O cão é sensível e parece sentir as coisas de maneira mais intensa que a grande maioria dos outros cães, o que também quer dizer que Myoko também tem muitos medos e é um cão ansioso.
De acordo com Elena, mãe de Myko, desde que o cão era filhote ele tem muitos medos. Entre eles o medo de som alto, de ventilador de teto, água, e fogos de artifício, que fazem parte de uma lista interminável. Segundo o que Elena contou ao The Dodo, nunca se sabe o que pode vir a desencadear o medo.
Na esperança de encontrar coisas que pudessem acalmar o animal, como brinquedos ou cobertores, a família encontrou um pequeno cobertor azul que costumava ficar na sala de estar. Elena diz que mesmo que Myko tivesse suas próprias coisas, ele sempre procurava pelo cobertor e o arrastava pela casa, e foi quando a família percebeu que o animal que ele realmente gostava muito do cobertor. Elena acredita que talvez pelo fato do cobertor ter o cheiro dos integrantes da família, isso pode ter sido reconfortante para Myko.
Agora, quando Myko ouve a frase “cobertorzinho azul”, seus tutores o cobrem ou ele o pega e leva com ele. Antes ele usava o cobertor quando estava assustado ou ansioso, mas agora ele leva para onde quer que vá, às vezes apenas o mantendo perto de si, ou insistindo em andar pela casa com ele sob seu corpo, como uma capa que o mantém seguro das coisas assustadoras.
Myko também leva seu pequeno cobertor azul quando vai passar a noite em outro lugar, mas a família não deixa o animal levá-lo durante caminhadas ou viagens longas para evitar perder ou estragar seu precioso e reconfortante item. O cobertorzinho azul significa muito para esse cão, e mesmo que Myko ainda fique ansioso, não há problema, pois se tiver o seu cobertor, tudo ficará bem.