Um cão hermafrodita (que possui os dois sexos, feminino e masculino) foi submetido a uma rara operação para se transformar apenas em fêmea. Saira, que vive em Lancashire, na Inglaterra, tem dois anos e pertence à raça Staffordshire bull terrier, segundo o jornal Daily Mail.
De acordo com os veterinários, a cirurgia foi um sucesso e a cadela poderá, inclusive, ser mãe no futuro.
O tutor de Saira, John Conchie, não tinha ideia de que o animal fosse hermafrodita. “Descobrimos durante uma visita de rotina ao veterinário”, conta. “Sempre imaginei que ela fosse fêmea, porque se interessava por machos, então foi um grande choque”, explica Conchie.
Estes casos são tão raros que não há qualquer estatística no Reino Unido. John Conchie conta que ela sempre se interessou por cães, pelo que nunca suspeitou de nada. O médico veterinário que operou Siara disse que, em 30 anos de prática médica, nunca tinha encontrado um cão hermafrodita. Foi durante um exame de raio-X que o médico descobriu os dois órgãos sexuais.
Mas Saira não é um caso único no mundo. Em outubro, outra Staffordshire bull terrier foi abandonado depois de a tutora ter descoberto que ela era hermafrodita. “As pessoas acarinhavam-na muito, mas quando lhes diziamos que ela era hermafrodita, repudiavam-na”, contou, ainda ao Metro, Lisa Graham, do Manchester Dog Home. Georgie foi também submetida a uma intervenção cirúrgica, para se tornar numa verdadeira cadela, e está agora para adoção.