EnglishEspañolPortuguês

RESISTÊNCIA

Cão é encontrado quatro meses depois após fugir de incêndio

15 de janeiro de 2022
Beatriz Silva | Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Tahoe Paws/Mail Online

Um cão que fugiu durante o incêndio de Caldor, nos Estados Unidos, foi encontrado após ser avistado por um esquiador. De acordo com o Mail Online, o animal estava deitado em um monte de neve. Russ, que é uma mistura de pit bull com terrier, fugiu. Seu tutor é um enfermeiro que trabalhava em um hospital próximo.

O tutor de Russ procurou pelo cão, pendurando cartazes, mas foi forçado a sair da área onde morava, no Condado de Riverside, devido ao incêndio. O fogo que devastou a Califórnia, em agosto do ano passado, durou cerca de 67 dias. Assim, o guardião de Russ pensou que seu cão estivesse perdido para sempre.

No entanto, nem tudo estava perdido. Em dezembro, o grupo de resgate animal TLC 4 Furry Friends ficou sabendo de um cachorro que estava preso em um monte de neve, próximo a Twin Peaks, a oeste da cidade de South Lake Tahoe.

Segundo relato de esquiadores, o animal rosnava quando alguém se aproximava dele. O oficial Kyle Shumaker, do serviço de animais do condado de El Dorado, já havia sido notificado sobre o cão, mas devido a profundidade da neve e do terreno íngreme, não foi possível resgatá-lo.

Então, o TLC 4 Furry Friends resolveu embarcar nessa missão. A diretora executiva da organização, Wendy Jones, entrou em contato com a voluntária Leona Allen, que tem experiência em localização de animais, além de ajudar no serviço de resgate costuma ser bombeira sazonal do serviço florestal dos Estados Unidos.

Ao chegar no local, esperava-se que as temperaturas chegassem a -2 graus Fahrenheit durante a noite, o que seria cerca de -18 graus Celsius. Leona Allen subiu a montanha usando sapatos para neve e seguindo as pegadas do cão, junto com sua colega voluntária, Elsa Gaule que seguia em um trenó. Segundo Leona, assim que ela subiu, o animal abriu os olhos e levantou a cabeça.

A voluntária ganhou rapidamente a confiança de Russ e o enrolou em cobertores. Junto com Elsa, as duas trouxeram o cão montanha abaixo no trenó de serviço animal. Leona contou que ela e Elsa riram porque o cachorro ainda estava vivo e também da situação das duas. Foram necessárias duas horas para descer a montanha e encontrar o oficial Shumaker.

Russ foi enrolado em cobertores e desceu de trenó com as voluntárias. | Foto: Tahoe Paws/Mail Online
O animal desapareceu durante incêndio que devastou área da Califórnia. | Foto: Tahoe Paws/Mail Online

O cão foi levado para o veterinário, e felizmente estava em boa condição. Leona diz que todos os resgates complicados que realizou este foi provavelmente o melhor. E relembra o momento em que ele abriu os olhos e levantou a cabeça. Segundo ela, a euforia e alegria dentro de si foram algo esmagadores. E acrescenta que é mais uma vida que tem a chance de poder viver feliz e seguro.

Felizmente Russ agora terá uma segunda chance. | Foto: Tahoe Paws/Mail Online

Ao descobrir que Russ possuía um microchip de localização, a equipe rastreou sua tutora. Leona e Elsa visitaram Russ todos os dias até que ele fosse levado de volta para casa. Os funcionários da TLC 4 Furry Friends contaram que o dono de Russ ficou em êxtase ao saber que seu cão estava vivo.

Graças a Leona e Elsa, Russ pode agora reencontrar seu tutor. | Foto: Tahoe Paws/Mail Online

Você viu?

Ir para o topo