Um cãozinho continua aguardando pacientemente o retorno do sua tutora, a jornalista Lourdes Maldonado López, brutalmente assassinada por três homens por denunciar questões trabalhistas e políticas que incomodaram muitos empresários e parlamentares no México. Ela já tinha recebido ameaças de morte em 2019 e pediu ajuda às autoridades, mas foi ignorada.
O cachorro, que se chama Plano, era o único companheiro da jornalista e tentou impedir policiais e a equipe de resgate de se aproximar do cadáver da tutora, que foi morta dentro do seu carro. Ele está há dias na entrada da casa, lacrada por peritos, e espera incansavelmente que Lourdes retorne. Plano vivia em situação de rua até ser adotado pela jornalista.
Vizinhos de Lourdes contam que ela frequentemente alimentava animais sem lar e foi assim que conheceu Plano. Primeiro, ela o alimentava na rua e depois passou a abrigá-lo. Ele nunca deixou de demonstrar sua gratidão e se tornou seu companheiro. Agora, o animal sobrevive com a ajuda de pessoas que moram na região e estão comovidas com a lealdade do cão.
O jornalista Carlos Quiñones, amigo pessoal de Lourdes, usou suas redes sociais para homenagear a colega e falou sobre o cãozinho, que merece ser resgatado e adotado. Ele acredita, realmente, que a amiga e tutora voltará, e por isso não se afasta da residência. Carlos pede que alguém de bom coração o acolha e dê a ele o mesmo carinho que Lourdes oferecia.