Uma denúncia anônima levou a Polícia Ambiental de Sete Barras (SP) até um cachorro em situação de maus-tratos no bairro de Itopamirim de Baixo. Ao chegar no local, a equipe se deparou com um cachorro de pequeno porte amarrado por um arame na parte externa da casa, havia água e comida próximo ao animal, mas o mesmo apresentava um quadro avançado de desnutrição além de sarna (escabiose) por quase todo o corpo.
A tutora do animal foi autuada pelo crime de maus-tratos a animal doméstico e encaminhada, juntamente com a sua filha, para a Delegacia Sede de Sete Barras, onde esclareceu estar desempregada e que por isso não pode realizar o tratamento do animal, que não fazia acompanhamento médico. A infratora terá de pagar uma multa de $3 mil pelo crime, mas responderá ao processo em liberdade.
Muito debilitado, o cãozinho foi encaminhado ao Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPAVR), onde ficou aos cuidados de uma guardiã. Agora o animal passará por uma consulta veterinária, onde será realizado exames para avaliação do seu quadro de saúde e o tratamento adequado.