Um cachorro vítima de maus-tratos foi resgatado na última quarta-feira (8) durante cumprimento de um mandado de busca e resgate da Polícia Civil na cidade de Oriente (SP).
De acordo com as informações da ONG Spaddes, responsável por registrar o boletim de ocorrência sobre o caso e pelo pedido ao juiz para autorizar a busca e resgate do animal, denúncias anônimas relataram que o cachorro não estava recebendo assistência médica veterinária, nem os cuidados necessários do seu tutor.
A princípio, a ONG chegou a tentar localizar o tutor do animal, mas não obteve sucesso. Para a “missão de resgate”, foi preciso que uma médica veterinária elaborasse o laudo de maus-tratos.
Na sequência, o BO foi registrado na Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Marília, sendo ainda necessário que a advogada da ONG entrasse com o pedido de busca e resgate na Justiça. Após protocolar o pedido, o juiz autorizou o resgate do animal.
O cachorro, de aproximadamente três anos de idade, foi encontrado dentro de uma residência no bairro Novo Oriente, na cidade de Oriente, e o seu estado de saúde é grave.
“Mesmo após o resgate, ele ainda corre risco de vir a óbito a qualquer momento, devido ao seu estado que foi encontrado: caquético, desnutrido, sem alimentação, infestado de carrapatos e com sarna pelo corpo”, conta Gabriel Fernando Francisco, diretor da ONG.
Embora o tutor do animal não tenha sido encontrado durante o resgate, a Polícia Civil já o identificou, e ele deve responder criminalmente pelo crime de maus-tratos.
Esse crime tem pena de reclusão de dois a cinco anos, multa, e proibição da guarda, além de poder ser aumentada de 1/6 a 1/3 da pena se ocorrer a morte do animal.
Um dos exemplos de maus-tratos é privar o animal confinado de água e alimento por mais de 12 horas, além de práticas abusivas no processo de adestramento e manter o animal preso permanentemente.
O animal resgatado, que ainda permanece sob cuidados veterinários, está abrigado na ONG. Os responsáveis pelo resgate acreditam que deram o primeiro passo para uma nova vida ao cachorro, que ainda não tem nome. Eles esperam que, após recuperação, ele possa encontrar um novo lar.
“A sensação agora é de alívio, de alegria e felicidade em saber que esse pobre animal vai ter um novo capítulo em sua vida, daqui para a frente terá uma nova história, e será de muito amor e carinho”, deseja Gabriel.
Fonte: G1