Uma história muito interessante e comovente aconteceu em Roma, na Itália, quando uma dupla de amigos animais inseparáveis de diferentes espécies foi resgatada no dia 14 de fevereiro, a data que celebra o amor e da amizade.
Os amigo, um gato e um cachorro, foram abandonados em um parque pelos seus antigos tutores. Os amigos se protegiam de outro animais no local e faziam companhia um ao outro. Os frequentadores do parque, ao perceberem a presença da dupla, começaram a alimentá-los e com o passar do tempo, entraram em contato com Emanuele Faloni, uma voluntária de uma organização animal, para que os resgatassem.
Faloni construiu uma pequena gaiola especial para conseguir prender os animais ainda no parque, a ideia era tentar uma espécie de armadilha os atraindo para a gaiola com um pouco de comida, para resgata-los sem nenhum trauma. Além disso, Emanuele construiu uma casa para abrigá-los enquanto o resgate não acontecia. No entanto, o plano não funcionou a principio, já que os animais demoraram a aparecer no local usual, provavelmente desconfiados da movimentação. Precisaram da ajuda dos moradores por algum tempo para conseguir a confiança dos amigos.
O primeiro a ser resgatado foi o cachorro, e seu amigo gato, ao ver o outro enjaulado, aproximou-se para não deixá-lo sozinho. Assim, ambos foram levados ao veterinário e se recuperaram. Hoje, seguem juntos em um abrigo à espera de uma adoção. A Liga Nacional de Defesa dos Cachorros, defensora dos direitos animais, levantaram uma campanha para que os amigos consigam ser adotados juntos, por uma família que possa dá-los amor e zelar pelo bem-estar e felicidade dos animais. “Uma história de amizade e amor entre um cachorro e um gato na capital italiana. Esperamos que alguém possa adotá-los juntos. Eles são inseparáveis”, escreveu um porta-voz da organização italiana que os resgatou.