Um cão que estava amarrado no tronco de uma árvore foi resgatado dentro de uma área de mata em Barra Velha, Santa Catarina, no último sábado (6). O pastor alemão não apresentava ferimentos, mas foi necessário sedá-lo para realizar o resgate.
O animal foi levado para Fundação do Meio Ambiente Municipal (Fundema), ele foi atendido por uma equipe veterinária. De acordo com as informações do G1, o tutor do animal ainda não foi identificado.
O cão foi encontrado na mata à noite por um morador local que acionou o resgate. A equipe da Fundema foi auxiliada pelos bombeiros na captura do animal.
De acordo com a ocorrência, o animal estava preso em um tronco de uma árvore a cerca de 20 metros dentro da mata. O morador que encontrou o cão contou que chegou a levar comida e água até a chegada do resgate.
O animal foi retirado do local após uma médica veterinária da prefeitura ministrar um sedativo no cão para que ele pudesse ser retirado do local.
Lei Federal contra abandono de animais
De acordo com a Lei Federal nº 9.605/98, abandonar ou maltratar animais é crime, além disso, a legislação prevê pena de de três meses a um ano de detenção para quem pratica os atos contra animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. A pena é aumentada de um sexto a um terço se o crime causa a morte do animal.
Denúncias que envolvam qualquer tipo de crime ou maus-tratos contra qualquer animal, podem ser feitas através do número 190, da Polícia Militar, ou buscando a delegacia de Polícia Civil mais próxima para registrar a ocorrência.