Ninguém gosta de ser abandonado , principalmente em um lugar como um parque. E com Maui, um golden retriever, a situação foi de partir o coração. Em um vídeo publicado no TikTok, o serelepe cão demostrou todo o seu vínculo emocional com o tutor, e se debulhou em lágrimas após ficar longos 30 segundo longe dele.
O viral publicado em maio mostra o tutor de Maui se afastando dele por 30 segundo em um parque. No vídeo, é possível ver o momento em que o pequeno percebe a ausência do tutor e é atingido por uma profusão de sentimentos, que foram identificados como confusão e angústia.
O vídeo de Maui já soma mais de 3,2 milhões de visualizações e 705.200 curtidas no TikTok. Um usuário comentou: “Também é triste perceber que os cães fazem essa busca sem saber que foram abandonados. Eu não conseguia sorrir.”
Outra acrescenta: “A maneira como você pode ver quando ele fica triste é porque o rabo dele cai 🙁 ele te ama muito.” Uma terceira afirma: “Os cães amam incondicionalmente e sua lealdade é tão forte. Isso me faz pensar em todos aqueles cães abandonados que provavelmente sempre vão andar por aí.”
@maui_thegoldenpup To be loved by him 🤍#goldenretriever #dogmom #doglove ♬ Beautiful Boy Edit – 𝙇𝙖𝙣𝙜𝙪𝙁𝙞𝙡𝙢𝙨
Dependência dos animais
Um artigo publicado pela VetExplainsPets aponta que os cães frequentemente veem seus companheiros humanos como figuras parentais. Isso mostra os fortes laços emocionais com seus tutores, semelhantes aos apegos vistos em relacionamentos entre pais e filhos.
No artigo, ainda é elaborado a maneira como os animais são dependentes dos tutores para segurança e conforto. Isso reitera a reação angustiada de Maui quando seu tutor saiu brevemente de sua vista.
Traçando esse paralelo, é possível identificar que Maui não está demonstrando apenas uma dependência, mas sim uma expressão da profunda conexão emocional que ele tem com seu tutor.
“Um equívoco em torno do tópico de cães vendo seus tutores como pais é a crença de que os cães podem não entender o conceito de família ou hierarquia. Na realidade, os cães são animais altamente sociais que prosperam em um ambiente estruturado com papéis e limites claros”, afirma o artigo.
Fonte: Canal do Pet