A Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) não conseguiu salvar um cão da raça rottweiler abandonado numa empresa junto à Linha Verde, no bairro do Prado Velho, em Curitiba. A SPAC recolheu o animal no último sábado (26), após um denunciante anônimo informar que o cão estava caído no terreno de uma empresa desde o dia anterior e que ninguém aparecia há dias.
Segundo a SPAC, o cão já estava em choque e foi retirado do terreno. O responsável pela empresa, que apareceu em seguida, teria tentado impedir que o animal fosse levado e ameçado a equipe que resgatou o cão por invasão de domicílio. Mesmo assim, o cachorro foi levado à sede da SPAC, e o responsável pela empresa convidado a acompanhar a equipe.
Duas veterinárias constataram que o cão tinha infecção ocular, atrofia muscular, estava muito abaixo do peso ideal, dispnéico e com muita dor abdominal. Recebeu os primeiros socorros, mas não resistiu e morreu na madrugada de domingo (27).
Segundo a SPAC, um laudo do Hospital Veterinário São Bernardo constatou o estado avançado de desnutrição do cão. O responsável pela empresa não apareceu para visitar o animal no domingo.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência na Delegacia do Meio Ambiente. O crime de maus-tratos a animais silvestres ou domésticos tem pena de três meses a um ano de detenção prevista pela Lei Federal de Crimes Ambientais.
Fonte: Bem Paraná