EnglishEspañolPortuguês

VIDA NOVA

Cão de caça abandonado se torna mascote da Marinha Real Britânica após ser resgatado por casal

11 de janeiro de 2026
Roy Templeton
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Peter Orr

Com seus pelos castanhos desgrenhados, olhos castanhos profundos e natureza dócil, não é surpresa que Achilles tenha se tornado um animal adorado pela família desde que foi adotado no ano passado.

Mas o cão de caça italiano também é uma estrela improvável – conquistando a admiração de membros da Marinha Real Britânica e se tornando a sensação da mídia italiana, aparecendo na televisão e na revista Vanity Fair.

Sua fama inesperada surgiu da comovente adoção que o levou de um abrigo para cães na Toscana para viver com um casal de aposentados na Inglaterra, Rachael e David Hyde, no ano passado. 

Após ter sido explorado durante anos antes de ser abandonado, Achilles, de nove anos — um spinone de raça pura, tradicionalmente usado para rastrear e recuperar caça — chegou ao abrigo angustiado e subnutrido. Ele também se mostrava desconfiado dos humanos.

Mas depois que a instituição de caridade britânica Spinone Overseas For Adoption (SOFA) o colocou sob os cuidados da família Hyde, ele ganhou uma nova oportunidade de vida.

Quando os Hydes leram sobre um submarino que estava sendo comissionado, chamado HMS Achilles, eles entraram em contato com comandantes da Marinha a respeito de seu animal doméstico – e ficaram surpresos ao receber uma carta de volta tornando Achilles um mascote não oficial da embarcação, com direito a bandana, produtos da Marinha e uma tigela de água.

E quando a mídia italiana soube da notícia, Achilles também se tornou um garoto-propaganda da raça.

“Foi uma carta adorável e Achilles usa sua bandana com orgulho”, disse a Sra. Hyde, de Hucclecote, perto de Gloucester. “Quando o pegamos, ele estava bem magro, pois passou um ano e meio em um canil na Toscana depois de ter sido abandonado em péssimas condições.” 

“Mas sabíamos que poderíamos dar a ele um lar seguro, confortável e acolhedor para o resto da vida, e tínhamos perdido nosso outro coelho da raça Spinone alguns meses antes. Agora ele ganhou peso e está ótimo.” 

Milhares de cães de caça, cujas caudas são normalmente cortadas, são abandonados todos os anos na Itália quando são considerados “inviáveis”.

Mas a Sofa alerta que um novo projeto de lei que proíbe a entrada de cães com cauda cortada no Reino Unido pode impedir a adoção de animais como Achilles no futuro.

A organização está incentivando as pessoas a contatarem seus parlamentares para solicitar uma isenção do projeto de lei para resgates realizados por instituições de caridade registradas.

Traduzido de Daily Mail.

    Você viu?

    Ir para o topo