A campanha de vacinação contra a raiva para cães e gatos gerou polêmica neste último final de semana também em Teresina (PI). Os tutores de um cachorro, da raça Pastor Alemão, afirmam que animal morreu após tomar a vacina no último sábado (25).
O gerente do Centro de Zoonoses de Teresina, Romoaldo Oliveira, nega que o animal morto neste final de semana tenha sido por complicações após a vacina antirrábica. “Problemas adversos podem acontecer, o Ministério de Saúde nos avisou. Mas a vacina não leva ao falecimento, isso não procede” esclareceu Romoaldo.
Problemas de estresse e calor podem levar ao cão a ter um ataque anafilático e falecer. Essas complicações após a vacinação podem ter levado o animal a óbito.
O gerente de Centro de Zoonoses informou ainda que é preciso ser feito a necropsia no corpo do animal e que até o momento não foi tomada nenhuma medida legal que prove que o animal tenha falecido por complicações após a vacina. O procedimento inicial tem que ser feito pela clínica que o cão foi atendido.
Fonte: Portal AZ