A equipe do Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Federal do Piauí, liderada pela professora Ana Maria Quessada e pelo professor Marcelo Campos Rodrigues, realizou recentemente a segunda cirurgia cardíaca bem sucedida do HVU.
O cãozinho de nome Neno é portador de um defeito congênito no coração, o que o impedia de se alimentar normalmente já que o defeito interfere com a função do esôfago. Por ter um prognóstico reservado, não é executada frequentemente.
“Esse tipo de procedimento é muito raro porque o risco de resposta negativa por parte do animal é muito grande. No Nordeste, essa é a segunda cirurgia realizada com sucesso e só possível aqui na UFPI graças a uma boa equipe e a uma aparelhagem adequada. A ideia é adotar a cirurgia cardíaca como rotina”, explica a professora Ana Maria.
Compuseram a equipe médicos veterinários residentes, estudantes de pós-graduação e graduação e a anestesista do HVU, Dra. Francisca Barros Bezerra. O animal está clinicamente bem e a tutora está satisfeita com os resultados.
Fonte: Cidade Verde