De um SRD abandonado a uma celebridade na internet com mais de 98 mil seguidores no Instagram. A vida do Cabo Oliveira mudou completamente desde que seu tutor abriu uma conta na rede social para mostrar o dia a dia do novo integrante do 17º Batalhão da Polícia Militar, na Ilha do Governador (RJ). A primeira farda chegou três anos atrás, depois de dois meses de “experiência”. De lá para cá, o cãozinho caramelo só vem acumulando likes e fãs pelo caminho.
“Quando ele apareceu aqui no batalhão estava bem agressivo. Mesmo com fome e com sede, não aceitava nada do que eu oferecia”, conta o cabo Cristiano, responsável pelo animal, lembrando que de uma hora para outra, tudo mudou. “De repente, ele começou a andar atrás de mim. Se eu entrava na sala, ele ia lá ficar no ar condicionado. Se entrava na viatura, ele ia atrás de mim. Até o dia em que eu resolvi botar a ‘gandola’ nele e tirar uma foto”.
Gandola é como se chama a parte de cima da farda do policial. Para o uniforme ficar completo, Cristiano investiu num par e óculos escuros especiais para cachorro e encomendou colete e outros badulaques num site chinês. A partir daí, Oliveira virou mascote não só do batalhão, mas de todo o bairro, com admiradores até mesmo de fora do Estado.
“Tive que virar blogueiro por causa dele. Se eu fico três dias sem postar, as pessoas cobram”, diz Cristiano, que chega a recebe 200 interações no perfil num dia comum “Volta e meia tem alguém pedindo para tirar foto com ele. Teve até uma mulher que veio do Recife. Ela perguntou se o aeroporto ficava perto do batalhão, e foi lá conhecer o Oliveira”.
O perfil é fiel à rotina do pracinha de quatro patas na corporação. Ele aparece em rondas na viatura, resolvendo pendengas administrativas no escritório, conferindo documentação de indivíduos, correndo atrás de motos para fazer exercício e manter a boa forma e até recebendo salário no fim do mês no caixa eletrônico. “Tá na conta, pessoAU”, avisa aos colegas.
Num post com mais de 43 mil curtidas, o doguinho aparece de óculos escuros, farda e cara de mau com a frase clássica do filme “O exterminador do futuro”: “Hasta la vista, baby”. Nos quase dois mil comentários, chuva de elogios e até pedido de promoção para Oliveira.
“Cadê a promoção do Oliveira, meu Deus! Sargento Oliveira, pô!”, escreveu um. Já outro mandou na lata: “Mais padrão na hora do que muitos companheiros na época do Exército, hein?”.
As postagens em que ele aparece andando de moto também fazem sucesso.
“Ele aprendeu a andar de moto. Prendo a guia na mochila, e ele vai com as patinhas no tanque”, explica Cristiano, que faz questão de frisar que os dois usam capacete “Quando ele vê alguém sem capacete, late”.
Influenciador nato, Cabo Oliveira não foge à regra dos blogueirinhos e também posta seus “recebidos”, mimos que lojas e marcas mandam em troca de divulgação espontânea ou paga.
“Ele recebe petiscos, saco de ração, e eu posto”, diz o administrador do perfil. “Tem gente que chega a ganhar 500 seguidores depois disso”.
O sucesso nas redes sociais não mudou apenas a rotina de Cabo Oliveira, mas também de seu tutor.
“Antes eu trabalhava no setor de estratégia da polícia, agora faço parte do time das redes sociais. Mas o conteúdo do Oliveira eu faço nos meus dias de folga e nos fins de semana, quando levo ele para o batalhão para fazer produção”, diz Cristiano, explicando as mudanças na rotina também trouxe benefícios para a corporação. “A PM do Rio tem uma imagem bem pesada. Com o Oliveira a gente consegue mudar um pouco isso. A mudança reflete até mesmo no pessoal aqui do batalhão. As pessoas já chegam aqui rindo”.
Há sete meses, Cristiano levou Oliveira definitivamente para casa.
“Ele ficou um tempo morando no batalhão, mas ia atrás de mim quando eu ia embora. Me escoltava até em casa, e voltava sozinho um trajeto de quatro quilômetros. Agora não precisa mais”.
Fonte: Extra