Batizado de Mozão, o SRD resgatado domingo em Indaial se recupera bem. Estável, o cachorro que foi atingido por pelo menos 100 balas de chumbo ainda tem 70 alojadas no corpo, a maioria delas no rosto. Segundo Ivone Simão, que fez o resgate do animal, Mozão perdeu muito sangue e, apesar de estável, ainda está muito fraco mas não corre risco de morte. Será preciso esperar o cachorro ficar mais forte para então fazer a remoção os outros chumbinhos. Infelizmente, o olho também foi atingido e o cão ficou cego do lado esquerdo.
Dócil e muito carinhoso, Mozão já voltou a se alimentar e brinca com os outros cachorros que estão sob os cuidados de Ivone:
“Ele já quer namorar. Se apaixonou por uma boxer”.
Hoje Mozão vai passar por uma nova avaliação médica e semana que vem fará a retirada do olho esquerdo e de parte das balas de chumbo alojadas no rosto. O cachorro está sendo tratado pela veterinária Rafaelle Cristine Zibele, que atende voluntariamente o caso.
A comunidade de Indaial e região se comoveu com a situação. Ivone conta que até agora as despesas com o tratamento do Mozão, que já ultrapassaram os R$ 500, foram pagas com doações:
“Muita gente entrou em contato querendo saber como podia ajudar ou se ele já podia ser adotado”.
Apegada ao novo cão, ela não sabe se vai colocá-lo para adoção:
“Se ele for, um pedaço de mim irá também”.
De acordo com a Polícia Civil de Indaial, que investiga o caso, o suspeito de ter maltrado o cachorro reside em Blumenau e mantêm um sítio em Indaial. A polícia acredita que o animal entrou na propriedade e então foi atingido pelas balas de chumbinho. Com o laudo veterinário e o depoimento de vizinhos em mãos, o próximo passo é localizar o suspeito. Assim que ele for identificado, terá que assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por ter cometido crueldade contra animais.
Como ajudar!
Para doar ração, agasalhos ou ajudar na compra de remédios, a Ivone atende no telefone (47) 3394-8472.
Fonte: Zero Hora