Um cachorro chamado Superman foi encontrado assustado e sozinho no topo de uma pilha de destroços após enchentes catastróficas atingirem o centro do Texas, nos Estados Unidos, no final da semana passada.
A organização de resgate animal Austin Pets Alive! descreveu Superman como “assustado e dolorido após ter sido arrastado para longe de sua casa”. O cachorro foi encontrado depois que seu tutor morreu nas enchentes.
A Kerrville Pets Alive! realizou uma avaliação médica em Superman antes de colocá-lo sob os cuidados de um voluntário de lar temporário.
Suzie Chase, oficial de assuntos comunitários da Austin Pets Alive!, disse à Newsweek que a organização acolheu mais de 230 animais de abrigos próximos. Ela afirmou ter recebido “a informação de que 50 gatos e filhotes estão chegando ao nosso abrigo vindos de outro abrigo animal no Texas que precisou ser evacuado devido às enchentes”.
“Quando a APA! viu os relatos sobre as enchentes, reunimos uma equipe de veterinários, funcionários e voluntários e chegamos ao condado de Kerr na tarde de sexta-feira para ajudar da maneira que fosse necessária”, disse Chase.
O resgate de Superman é uma das muitas histórias de sobrevivência animal que surgem em meio à devastação no centro do Texas. Grupos locais, como a Austin Pets Alive!, também mobilizaram equipes de busca e estabeleceram atendimento veterinário de emergência para animais separados de suas famílias.
O desastre natural causou pelo menos 81 mortes, com comunidades de toda a região sofrendo com a destruição.
A Austin Pets Alive! afirmou que os voluntários trabalharam com paciência para ganhar a confiança de Superman antes de levá-lo para um local seguro. O cachorro foi avaliado pela equipe médica do grupo e colocado em uma família temporária. O abrigo disse que planeja reunir Superman com a família de seu tutor posteriormente.
“Sua família sobrevivente, agora de luto e tendo perdido tudo, está fazendo de tudo para segurar o último pedaço de seu passado que restou — Superman. Mas eles não conseguem fazer isso sozinhos, então rapidamente trabalhamos para encontrar um lar temporário para seu amado pet até que eles se recuperem”, disse o resgate em uma publicação no Facebook.
A Kerrville Pets Alive! e o Williamson County Regional Animal Shelter também estão trabalhando para resgatar e recuperar animais deslocados pela enchente.
Chase descreveu a Austin Pets Alive! como um abrigo animal sem fins lucrativos que coordena com outros abrigos em todo o estado para aumentar os esforços de salvamento.
“Temos mais de 200 funcionários e mais de 1000 voluntários trabalhando em nossa missão de salvar vidas e evitar a eutanásia desnecessária em abrigos”, disse Chase.
A Austin Pets Alive! enviou equipes de busca com 20 a 30 voluntários e estabeleceu um hospital veterinário móvel em Kerrville para tratar animais resgatados, relatou a CBS Austin. O grupo informou ter acolhido cerca de 100 animais desabrigados. Famílias temporárias e voluntários têm sido procurados para ajudar a cuidar dos animais resgatados enquanto soluções permanentes são encontradas.
As Enchentes no Texas
Grandes enchentes atingiram o Texas durante o feriado do 4 de julho, fazendo com que o rio Guadalupe subisse mais de 26 pés (cerca de 8 metros) em duas horas, desencadeando evacuações e operações de busca. O desastre foi especialmente severo em Kerrville e em outras partes da “região propensa a enchentes repentinas”. As águas que subiram rapidamente arrastaram casas e deixaram dezenas de pessoas mortas, desaparecidas ou desabrigadas.
Os esforços de busca por sobreviventes incluíram mais de 1.000 pessoas trabalhando em todo o estado, com helicópteros, barcos e drones. As equipes de resgate alertaram os moradores contra buscas por conta própria, citando perigos contínuos.
Suzie Chase, da Austin Pets Alive!, disse à Newsweek: “A comunidade do centro do Texas tem sido incrivelmente generosa, doando comida enlatada para animais, cobertores, toalhas e caixas de transporte. Eles se voluntariaram para ajudar a transportar animais do condado de Kerr e auxiliar nos esforços de busca e resgate. Estamos muito gratos!”
Ellen Jefferson, presidente e CEO da Austin Pets Alive!, disse em um comunicado: “Tem sido devastador para todos os seres vivos. Muitas pessoas estão procurando por seus pets, que podem ser a última conexão que têm com um membro da família perdido. Os animais estão tão envolvidos nessa saga, e isso é tão importante.”
O Austin Wildlife Rescue publicou no Facebook: “Por favor, continuem atentos à vida selvagem que pode estar perdida ou deslocada pelas enchentes recentes. Se você não tem certeza se um animal selvagem precisa de ajuda, ligue para nós, e nossa equipe terá prazer em ajudar.”
Agências locais, estaduais e federais devem continuar as missões de busca e resgate de pessoas e animais enquanto as comunidades se recuperam do desastre.
Traduzido de Newsweek.