Um cão da raça poodle desapareceu em Barra de Jacuípe, vila de praia na cidade de Camaçari, Litoral Norte da Bahia, após se assustar com barulho de fogos de artifício. A família busca o animal há dois dias, desde o domingo (22).
De acordo com Laís Costa, neta da tutora do animal, Nino, como era chamado, vive com a família há sete anos e faz companhia à avó, que sofre de doença grave.
A família já fez buscas na região vizinha na tentativa de encontrar o animal e agora parte para campanha em redes sociais. “Essa foi a primeira vez da gente no local. Ele se assustou com os fogos e fugiu. Como nós nunca viemos aqui, ele deve ter se perdido e não sabe como voltar. Estamos desesperados porque é um membro da família. Minha avó está inconsolável. Uma coisa é você saber que o seu animal morreu e enterrá-lo, outra é você saber que ele se perdeu e está por aí sem saber como voltar”, desabafou.
Cuidados
A ONG União Protetora dos Animais dá algumas dicas para os donos garantirem o bem-estar e a segurança dos animais nessa época de São João e Copa do Mundo, quando é comum o uso de fogos pela população. Confira logo abaixo:
– Acomodar os animais em ambientes em que já estejam acostumados, para que se sintam em segurança;
– Fechar portas e janelas;
– Alimentá-los com dieta leve para evitar distúrbios digestivos;
– Verificar se os abrigos dos animais estão bem fechados;
– Evitar muitos animais em um mesmo abrigo, especialmente cães, para que não haja brigas;
– Acostumar aos poucos os animais ao barulho, levando-os para perto da TV ou do rádio e ir aumentando o som devagar. Assim, ele não será surpreendido com o barulho dos fogos;
– Evitar deixá-los amarrados para não provocar enforcamento;
– Em casos extremos, alguns veterinários indicam o uso de tampões de algodão nos ouvidos.
– Nnca medicar o animal sem orientação do veterinário.
Fonte: G1