O músico Harry Styles acaba de lançar a Pleasing, uma marca de beleza vegana que incorpora sua abordagem não-binária de moda e perspectiva de vida. Os primeiros lançamentos serão focados em esmaltes para as unhas, um ponto de partida para Styles, tendo em vista sua paixão por arte e decoração de unhas como forma de auto-expressão.
“Estamos começando com esmaltes pois este foi a nossa primeira intenção”, contou Styles à revista Dazed em entrevista para sua matéria de capa de fim de ano. “Quando vejo uma cor em uma flor, um papel de parede ou alguma outra coisa e penso, ‘Oh, quero colocar isso nas unhas.’” A conceitualização de decoração de unhas de Styles busca incentivar a criatividade com esmaltes luminescentes que podem ser combinados para criar uma variedade de estilos.
A coleção inclui o esmalte Pearly Tops (US$20) desenvolvido para dar um efeito “quase não se percebe” por si só ou ser usado como revestimento de cobertura para dar um acabamento fosco com toque de luminescência ao esmalte; o esmalte Perfect Pearl Polish (US$20) criado para ser usado por si só, ou com decalques de adesivos de letrinhas incluídos, ou junto de outros tons na camada de cima ou de baixo; e o conjunto Perfect Polish Set (US$65), contendo ambos os produtos anteriormente mencionados, além de tonalidades de rosa “granny” e azul/preto “inky” para esmaltes infinitamente personalizáveis.
A missão da empresa é enfatizar os belos momentos da vida. “Não acho que ser ou sentir-se bonito(a) é sobre ter boa aparência”, disse Styles. “Quando as pessoas estão felizes e radiantes, elas brilham. E é isso que acho que os produtos fazem, é questão de te ajudar a se sentir elegante.”
Além de serem veganos, todos os produtos da Pleasing vêm em embalagens de plástico reciclado e papel fertilizável. A primeira leva da coleção Pleasing de Styles — que também inclui um soro com caneta rollerball para os lábios e o redor dos olhos — já está disponível para vendas com envios globais desde 29 de novembro.
O ativismo vegano de Harry Styles
Apesar da marca de Styles ser vegana, o ícone do mundo da música ainda não fez transição total ao veganismo. Ano passado, Styles anunciou publicamente que não come mais carne durante entrevista após seu concerto NPR Tiny Desk. Quando perguntado se pedia as grandes salsichas “horse collar” durante jogos dos Green Bay Packers, Styles disse: “Não, não peço. Não como carne. Isso mesmo. Nada de horse collar aqui. Não há horse collar vegetariano, o que é uma pena. Mas deve acontecer eventualmente.”
Apesar do músico decididamente não ser vegano — já que diz que é “um grande fã de queijo” durante a mesma entrevista — Styles apoia iniciativas em favor de direitos animais. Em 2015, Styles pronunciou-se contra a crueldade por trás da exploração de animais marinhos por parte da SeaWorld para entretenimento e incentivou um boicote ao parque durante um concerto da One Direction.
No ato de abertura de um concerto em 2018, Styles fez chacota com a artista musical vegana Mabel McVey. O cantor britânico respeitou seu estilo de vida jogando, de brincadeira, uma torta vegana no rosto dela após esparramar cordão aerosol nela.
Marcas de beleza vegana de celebridades
Com o lançamento da Pleasing, Styles se une a alguns dos maiores artistas musicais do mundo na indústria de beleza vegana. Em 2019, Lady Gaga lançou a Haus Laboratories, uma marca de maquiagem vegana que criou em parceria com sua artista de maquiagem Laura Tanno. A coleção inicialmente consistia de pó cintilante líquido Glam Attack, gloss labial de alto brilho Le Riot, e delineadores de lábios ultra-pigmentados RIP, todos os quais foram inicialmente disponibilizados na Amazon para que a marca de beleza vegana fosse de fácil acesso a todos.
Ano passado, a atriz e artista musical Selena Gomez entrou nos negócios de beleza vegana com o lançamento da Rare Beauty na rede de lojas de cosméticos Sephora. A marca dedica-se à inclusividade, apreciação de beleza natural, e o estímulo de saúde mental. Para isso, Gomez lançou o investimento de impacto Rare Impact Fund, com a meta de doar 1% das vendas anuais da marca de beleza na arrecadação de 100 milhões de dólares ao longo dos próximos 10 anos para facilitar o acesso a recursos de saúde mental.
Em novembro de 2020, a lenda do mundo da música Pharell Williams lançou uma linha vegana de cuidados de pele sob sua marca global Humanrace. Conhecido por sua pele impecável, o artista de 48 anos cria os produtos de sua linha Humanrace Skincare para todos os sexos, incluindo produtos como Rice Powder Cleanser, Lotus Enzyme Exfoliator, e Humidifying Cream. No início de novembro, Williams lançou a linha vegana Humancare Bodycare, que inclui dois sabonetes em barra: O Reenergizing Whiteclay Body Bar (feito de extrato de cogumelo da neve, argila caulim, e manteiga de carité) e o Energy Channeling Charcoal Body Bar (que contém carvão preto, arroz em pó, e óleo de semente de jojoba).
Após vários anos na indústria de perfumes, Ariana Grande também lançou a r.e.m beauty, sua primeira marca de beleza vegana, em novembro deste ano. A nova marca é inspirada pela estética anos 50 e 60 de Grande com um toque galático, e a primeira leva inclui gloss labial, batons foscos, sombras cintilantes para os olhos, marcadores luminosos, e pestanas de marta falsas.