O cantor, compositor e autor canadense Bryan Adams recentemente atuou como um escudo humano para salvar a vida de uma baleia.
Adams remou em direção a baleia em seu paddleboard (uma espécie da caiaque) após testemunhar caçadores indo atrás dela nas águas em torno de Mustique, uma ilha privada no São Vicente e Granadinas do Caribe.
Há uma zona de conservação de mil metros ao redor da ilha – um local conhecido e muito frequentado por ricos e famosos – onde a baleia estava nadando.
Falando sobre o incidente para o Searchlight, Adams explicou: “Eu fui testemunha de uma baleeira (barco que caça baleias) e lanchas que encurralam a baleia; vários barcos circulando, encurralando e ferindo o cetáceo. Eu assisti a tudo em primeira mão e saí depressa no meu paddleboard em direção a cena, e fiquei entre a baleia e o baleeiro”.
Mudando para o ecoturismo
A celebridade possui uma propriedade na ilha particular e se considera um cidadão de São Vicente e Granadinas. Ele é co-fundador e presidente da função Saint Vincent and the Grenadines Environment Fund (Fundo para o Meio Ambiente de São Vicente e Granadinas, SVGEF) e defende que o conjunto de ilhas deve se concentrar no ecoturismo e passar da caça para a observação de baleias.
“Meu papel é o de alguém que quer ter certeza de que o protegeremos (SVG) para o futuro, para nossos filhos e filhos de nossos filhos”, disse ele.
“Não estou interessado em prejudicar o país”, acrescentou ele. “Eu quero que as pessoas venham para o SVG (São Vicente e Granadinas no Caribe) e vejam como o ambiente é lindo aqui”. “É tão amplo e bonito e raro”, continuou ele.
“O ecoturismo deve ser o foco do futuro, já que é uma coisa muito mais viável para se pensar em vez de caça às baleias, porque os turistas com certeza ficariam horrorizados ao verem isso acontecendo”.
Esta não é a primeira vez que Adams agiu em nome dos animais. Ele frequentemente pública posts nas redes sociais sobre o veganismo e encoraja seus seguidores a adotar uma alimentação baseada em vegetais para o bem de sua saúde, o meio ambiente e os animais.
Em junho de 2018, ele falou sobre o uso de gelatina em doces. Ele twittou: “você sabia que, se você está comendo gummybears, está comendo ‘frituras’ feitas de subprodutos de animais, como cascos e chifres?”
Bryan Adams e o ativismo em defesa dos animais
Adams abandonou o consumo de carne em 1988, até que mais tarde se tornou vegetariano e então vegano. A primeira grande campanha de sucesso que contou com a participação do músico foi a construção de um santuário de baleias na Antártica na década de 1990.
Há alguns anos, em entrevista à ONG PETA, ele mandou uma mensagem bem clara para quem defende alguns animais, mas come outros: “Se você ama os animais, não os coma. Me oponho ao uso de peles de animais e a qualquer outro tipo de produto que use animais. Não como eles, e não me visto com eles”, declarou.
“Bem, não acredite na propaganda da indústria da carne dizer que se você está comendo animais e peixes, você está consumindo proteína, porque todos os alimentos precisam ser transformados em aminoácidos no estômago antes que o corpo os transforme em proteínas.”
O cantor afirma que uma das perguntas mais frequentes aos veganos é sobre as fontes as proteínas, devido ao mito de que os produtos animais são as únicas. Mas de acordo com especialistas, é possível não apenas obter proteína adequada, mas também ter sucesso em vários aspectos com uma dieta baseada em vegetais.
“Então a resposta é: se você está comendo legumes frescos, incluindo saladas e frutas, seu corpo naturalmente encontra o que precisa e expulsa o resto”, afirma o cantor.
Adams é vegano por quase três décadas e revelou em uma entrevista ao The Tribune em outubro do ano passado que ele acredita que animais são amigos, não comida.
“Os animais são meus amigos e eu não como meus amigos”, disse ele. O músico canadense também falou dos encontros mágicos com animais que ele teve na Índia, relembrando como, em sua primeira viagem ao país, seu táxi foi forçado a parar “porque um elefante estava dormindo no meio da estrada”.
A dieta vegana é saudável?
Bryan Adams acrescentou que comer animais é “perigoso para uma boa saúde a longo prazo”.
A celebridade já creditou a sua dieta vegana o motivo para não ficar doente, observando como a alimentação saudável baseada em vegetais fortalece o sistema imunológico.
Evidências médicas revelam que alimentos à base de animais, particularmente carnes vermelhas e processadas, têm sido associados a vários problemas de saúde, incluindo várias formas de câncer, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.