Como um “pedido de socorro”, 20 pássaros foram encontrados em gaiolas no porta-malas de um carro, na BR-163, na saída para Dourados, em Campo Grande (MS), e tinham como destino o tráfico internacional. O motorista do veículo, de 27 anos, foi detido em flagrante.
O caso foi descoberto durante fiscalização na rodovia, na noite de ontem (04/12). Ao abordarem o condutor de um Chevrolet Ônix, os agentes começaram a escutar cantos de pássaros, levantando a desconfiança dos policiais.
Foi pedido para que o motorista abrisse o porta-malas, onde foram encontradas 11 gaiolas contendo as aves. No compartimento do veículo havia 19 pássaros da espécie Curió (Oryzoborus angolensis) e um bicudo (Oryzoborus maximiliani). Esse último é reconhecido mundialmente como ave ameaçada de extinção pela UICN (União Internacional para Conservação da Natureza)
À polícia, o homem contou que trabalha como motorista de aplicativo e que ganharia R$ 700 para transportar as aves até Foz do Iguaçu (PR). A suspeita é que os animais fossem levados ao Paraguai através do tráfico internacional, uma vez que o valor pago por cada espécie é de no mínimo 100 euros (aproximadamente R$ 637 na cotação atual), quando o destino é a Europa.
Fonte: Campo Grande News