Na última semana, o prefeito de Tramandaí (RS), Edegar Rapaki, acompanhado dos secretários municipais Gabriel Souza (Planejamento), e Milton Haack (Meio Ambiente), do diretor do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, Carlos Silveira, da veterinária Nina Lenzi, da presidente da ONG Te Amo Bicho, Marilize Bueno, da presidente da APATRA, Doraci Schieferdecker, integrantes de entidades protetoras de animais e comunidade, participou do ato de entrega do Bloco Cirúrgico, um novo espaço e equipamentos para o atendimento e a realização de procedimentos veterinários necessários para o bem estar de cães abrigados no Canil Municipal.
Neste ano de 2014, a Administração Municipal ampliou o ambulatório com a construção de um bloco cirúrgico, com aparelhos para anestesia veterinária, mesa cirúrgica, instrumentos cirúrgicos, cobertor térmico, maca e aparelho para a esterilização de instrumentos.
Segundo o secretário de Planejamento, Dr. Gabriel Souza, médico veterinário, a Administração Municipal através do Departamento de Vigilância Sanitária fez no ano de 2013 a reforma geral do Canil Municipal com o objetivo de melhorar a acomodação dos animais. E neste ano já foram feitas novas melhorias, a construção do bloco cirúrgico e a criação do Departamento de Bem Estar dos Animais vinculado a secretaria de Meio Ambiente. Gabriel Souza, disse estar feliz em concluir mais esta etapa de melhorias no Canil Municipal, agradeceu a presença de todos e lembrou ainda a importância do trabalho voluntário de integrantes de ONGs e Associações e destacou que toda a reforma e construção e instalação do Bloco Cirúrgico foi feita de acordo com normas do Conselho Regional de Veterinária.
Carlos Silveira, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária agradeceu a atenção do prefeito Edegar Rapaki em destinar recursos financeiros para investimento na reforma, ampliação e a disponibilidade de profissionais da área veterinária.
Segundo o prefeito Edegar Rapaki, todas as obras feitas refletem na melhoria do serviço prestado aos bichinhos e a construção e instalação do bloco cirúrgico atende a demanda já existente em nossa cidade.
O Departamento de Vigilância Sanitária lembra que são muitos os cães abandonados ou vítimas de maus-tratos e é preciso alertar a população sobre a Tutela Responsável, cada pessoa é responsável por seu animal doméstico. “Acolhemos e mantemos a infraestrutura necessária para o bem estar do animal e assim a Vigilância Sanitária também atua na prevenção de doenças que possam vir a ser transmitidas ao homem”- destaca Carlos Silveira, diretor do Departamento de Vigilância Sanitária.
Atualmente a instalação tem capacidade para abrigar 60 cães. O Departamento de Vigilância Sanitária também coloca a disposição da população antiparasitário e anticoncepcional para cadelas e cachorros
Adote um Cãozinho
O Departamento de Vigilância Sanitária quer encontrar novos tutores para os cães que são resgatados e levados par o Canil Municipal.
A adoção dos cães pode ser feita diretamente no Canil Municipal, que fica localizado na estrada do Carrachi, a 600 metros da RST 030.
Mais informações no Departamento Municipal de Vigilância Sanitária, no 3º andar do prédio da Prefeitura de Tramandaí, ou pelo telefone(51)36849085.
Fonte: Guia Vende Mais Classi