EnglishEspañolPortuguês

Canil Municipal usa rede social para estimular adoção em Juiz de Fora (MG)

13 de julho de 2015
4 min. de leitura
A-
A+

Ei, gente! Essa fantasia de abajur que colocaram em mim lá na clínica é muito engraçada hehe', diz a legenda da foto que apresenta Mila na Campanha 'Adote um Amigo' (Foto: Demlurb/Divulgação)
Ei, gente! Essa fantasia de abajur que colocaram em mim lá na clínica é muito engraçada hehe’, diz a legenda da foto que apresenta Mila na Campanha ‘Adote um Amigo’ (Foto: Demlurb/Divulgação)

Muitas pessoas querem um cachorro doméstico. E muitos cães aguardam por um tutor no Canil Municipal. Pensando em facilitar este encontro, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) criou o perfil “Canil Municipal – Adote um amigo” em uma rede social.
As fotos e os textos apresentam as características dos animais disponíveis, reforçam o apelo para adoção responsável e mantêm o bom humor, como a apresentação de Mila, cadela de porte médio, cerca de um ano, temperamento calmo, recém castrada.
“Vimos o potencial de divulgação e mobilização. Começamos há três semanas esta iniciativa institucional, estamos em fase de adaptação e ainda aprendendo a lidar com esta dinâmica. No entanto, a aceitação até agora é positiva. Por enquanto, tivemos três adoções de animais divulgados”, explicou o diretor-geral do Demlurb, Marlon Siqueira.
Os interessados podem agendar pelo telefone (32) 3690-3591 a visita ao Canil, que fica na Rua Bartolomeu dos Santos, s/nº, Bairro São Damião. O atendimento é de segunda a sexta, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h30.
Outras ações
A iniciativa se une à campanha “Amor não tem raça”, que está em andamento há cerca de três meses e também usa uma rede social como vitrine. Promovida pelo Shopping Alameda, em parceria com o Demlurb e o projeto Bem Comum, até agora, sete animais foram adotados neste período.
A gerente operacional Ataíze Salgado Mendes explicou que a campanha nas redes sociais foi um desdobramento de outras ações. “Promovemos duas feiras anuais em parceria com uma ONG para a adoção de animais e sempre faz sucesso, conseguimos bons resultados. A fanpage se tornou uma forma de aumentar as chances dos animais conseguirem novas casas, em parceria com uma clínica veterinária e com o estúdio fotográfico. A gente também dá dicas para a posse responsável, alimentação, castração. Toda a informação para que as pessoas cuidem destes animais que tiveram uma história triste até então. A gente quer reescrever este final”, comentou.
Segundo ela, o espaço nas redes sociais também funciona para doações para a Sociedade Protetora dos Animais. “É uma campanha de captação de doações para eles. Através da possibilidade das empresas divulgarem suas marcas na nossa página na rede social, a gente conseguiu cotas de ração, materiais de limpeza e de construção. E ainda temos um posto para as pessoas doarem troco no nosso estacionamento. Todos os recursos vão para a Sociedade Protetora dos Animais, que vive só das doações da sociedade civil”, disse Ataíze.
Atualmente, de acordo com o Demlurb, o canil abriga 450 cães, a lotação máxima. Destes, recebe média de 60 animais por mês resgatados nas ruas ou deixados no local. Por isso, eles só serão entregues a pessoas que se comprometerem com os cuidados necessários.
“Os interessados passam por uma entrevista com a nossa responsável técnica, que faz uma avaliação e explica as responsabilidades da adoção. Eles assinam documento, o animal sai de lá com um chip. Se ele for encontrado na rua, fica fácil identificar o responsável e ele pode responder responde pelo crime de abandono. Há uma interlocução nossa com o Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais, da Polícia Civil, para coibir este tipo de ato”, destacou o diretor-geral.
As campanhas são etapas da divulgação dos trabalhos em andamento no Canil Municipal. Marlon Siqueira reforçou que a meta é realizar parcerias para estimular a adoção.
“Outro plano nosso é realiza feirões em locais públicos mensalmente com animais aptos para adoção, seja por uma família ou por uma comunidade. Estamos finalizando as parcerias para realizar a primeira ainda em julho. Nós queremos esta conversa constante com grupos de protetores e pessoas que ajudam na defesa dos direitos animais para conscientizar a população”, disse.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo