Um canil clandestino que mantinha cerca de 80 cães em condições precárias foi alvo de uma operação policial nessa segunda-feira (31), no bairro Maracanã, em Cariacica, na Grande Vitória. De acordo com a Polícia Civil, os animais estavam submetidos a maus-tratos, confinados em espaços inadequados e expostos a altas temperaturas e forte cheiro de amônia.
Um homem de 56 anos e a mãe dele, uma mulher de 82 anos, foram presos. O homem chegou a dizer à polícia que seria o responsável pelo espaço, mas o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do canil estava no nome da mulher. Ambos foram autuados por crime de maus-tratos contra animais.
A ação foi realizada após denúncias e contou com o apoio da Guarda Municipal. No local, foram encontrados cachorros de diferentes raças, como pinscher, shih-tzu e yorkshire, muitos deles presos em gaiolas pequenas e sem acesso adequado a água e alimentação.
“O ambiente era totalmente insalubre. Alguns animais estavam muito debilitados, com sinais de desnutrição e doenças de pele”, relatou a veterinária que participou da fiscalização.
Além das condições inadequadas, a equipe identificou que várias carteiras de vacinação estavam vencidas desde 2024. Medicamentos veterinários, incluindo antibióticos e anti-inflamatórios fora do prazo de validade, também foram apreendidos. A proprietária do canil informou que os animais eram vendidos por R$ 500 cada.
“O estabelecimento foi interditado e os cães foram resgatados. Eles passarão por cuidados veterinários, incluindo castração e chipagem, para depois serem encaminhados para adoção”, explicou o delegado Leandro Piquet, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA).
Os cães foram levados para uma associação de proteção animal, onde receberão acompanhamento até estarem aptos para adoção. A responsável pelo canil foi conduzida à delegacia e poderá responder por crimes ambientais e maus-tratos a animais, que podem resultar em pena de reclusão.
“Animais estavam sendo mantidos em gaiolas superlotadas, em condições subumanas, e alguns até em porões. O estabelecimento foi fechado e os animais foram resgatados. No local, também encontramos rações vencidas e medicamentos fora da validade, além de instrumentos cirúrgicos, o que indica que os animais passaram por procedimentos dentro desse canil”, disse o delegado Piquet.
Segundo a Polícia Civil, o ambiente era marcado por uma temperatura elevada e um forte cheiro de amônia, que comprometiam ainda mais a saúde dos animais.
Segundo a veterinária que fez a vistoria, no local havia medicamentos de uso veterinário com validade expirada, como antibióticos, vitaminas e anti-inflamatórios. Todos os medicamentos, segundo a corporação, foram recolhidos pela veterinária para descarte adequado.
Ainda conforme a polícia, os responsáveis, uma mulher de 82 anos e seu filho de 56 anos, foram conduzidos à 4ª Delegacia Regional de Cariacica, onde foram autuados por crimes de maus-tratos contra animais, com base no artigo 32, §1°-A da Lei 9.605/98, e foram encaminhados ao Centro de Triagem de Viana (CTV).
Os cães ficarão disponíveis para adoção responsável após receberam tratamento. Os interessados podem entrar em contato pelo perfil da Organização Não Governamental (ONG) Amigas dos Pets no Instagram, clicando aqui, ou pelo @amigasdospets.
Fonte: G1