Um incêndio de grandes proporções destruiu cerca de 400 hectares de floresta e deixou 12 feridos na região de Palmela, Setúbal, em Portugal. O fogo começou depois das 12:00 de quarta-feira (13/07) e segundo a imprensa portuguesa, já está controlado.
Dois cangurus da espécie Wallabie, marsupial menor que um canguru comum, e outros animais de grande porte que sofreram queimaduras no corpo foram resgatados na madrugada de ontem (14/07), pelo grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA).
O IRA explica que por volta das 3h foi resgatado um wallaby macho na zona de Palmela, que se encontrava ferido com queimaduras nas patas, tendo sido transportado para o Posto Territorial de Palmela. Aí, adianta o grupo, foi accionado o Núcleo de Protecção Ambiental para acompanhar o grupo ao local do resgate, onde foi possível localizar um segundo animal.
O casal de wallabies estava no espaço exterior de uma residência familiar em Palmela, disse ao P3 o Comandante do Destacamento Territorial de Palmela, capitão Sabino Santana. Os tutores, cidadãos do Kuwait, explicou o comandante da GNR, não tinham a certificação obrigatória para manter estes animais.
Os Wallabies foram temporariamente encaminhados para um parque de acolhimento, no conselho de Santiago do Cacém, disse Sabino Santana. Estes cangurus de porte pequeno são maioritariamente encontrados na Austrália.
Com informações de: Perito Animal