EnglishEspañolPortuguês

AVANÇO

Canadá proíbe o uso de animais em testes de produtos cosméticos

30 de junho de 2023
1 min. de leitura
A-
A+
Arquivo – Pexels

O Canadá anunciou na terça-feira (27) a proibição do uso de animais para testar produtos cosméticos, chamando-o de “cruel e desnecessário”, juntando-se a dezenas de países em todo o mundo que já adotaram medidas semelhantes.

Assim que as novas regulamentações entrarem em vigor em dezembro deste ano, o Canadá proibirá a importação e venda de produtos cosméticos desenvolvidos com testes em animais. As regulamentações também tornam crime mentir sobre testes em animais.

Em comunicado, o governo canadense reconheceu que, nos últimos anos, o uso de animais no setor de cosméticos diminuiu significativamente e que no Canadá os testes em animais foram usados ​​com pouca frequência.

O presidente da Cosmetics Alliance Canada (CAC), associação que representa o setor de cosméticos no país, Darren Praznik, qualificou a medida de “simbólica” porque as empresas canadenses pararam de usar animais anos atrás.

Praznik explicou que “a indústria e os defensores dos animais trabalharam juntos durante anos para proibir testes cosméticos em animais no Canadá” e acrescentou estar “muito satisfeito” com a decisão do governo canadense de aprovar esta lei.

Em 2015, o CAC se opôs a uma proposta de lei para proibir o uso de animais na indústria no Canadá, considerando-a muito ampla.

Os testes em animais no setor de cosméticos foram proibidos em todos os países da União Europeia (UE) desde 2004. Outros países como Colômbia, Equador, México, Austrália, Reino Unido e Coréia do Sul também aprovaram leis contra testes em animais para produtos cosméticos. Nos Estados Unidos, apenas alguns estados proibiram os testes de produtos cosméticos em animais. No Brasil, a proibição está em vigor desde março deste ano.

Fonte: Fashion Network

    Você viu?

    Ir para o topo