EnglishEspañolPortuguês

CONSCIÊNCIA

Canadá ganha primeira delegacia especializada em crimes contra animais

12 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Pixabay

O Canadá criou a sua primeira divisão policial com a tarefa de investigar e punir formas de crueldade contra animais. A unidade está há dois anos em formação e conta com o auxílio de diversos especialistas em animais. Seu objetivo é registrar, investigar e reprimir todos os casos de crueldade contra a fauna. A iniciativa é nova no Canadá, mas já existem instituições semelhantes nos Estados Unidos, por exemplo.

Anna Sinclair, que está à frente do projeto, relatou: “A pesquisa mostrou que existe uma ligação incontestável entre a crueldade contra os animais, a violência doméstica e as investigações de maus-tratos contra crianças e idosos. Os infratores que maltratam animais normalmente cometem outros crimes violentos, causando danos às pessoas e a comunidade em geral”, afirma.

Em 2020, mais de 400 casos de abusos contra animais foram investigados, evidenciando a urgência e a necessidade da implantação de uma seção específica para lidar com esses delitos.

Foto: Fred Moon | Unsplash

A polícia canadense se empenhou na criação da unidade após constatar que esse tipo de maus-tratos está intimamente ligado a crimes contra pessoas vulneráveis, como crianças e idosos. “Tudo começou com o nosso amor pelos animais, e então percebemos que há uma forte ligação entre esses crimes e casos de violência infantil e doméstica. Raramente é apenas maus-tratos de animais, sempre afeta os humanos de alguma forma também”, conta Ilka Cunningham para a One Green Planet.

Este é um marco memorável para os ativistas dos direitos animais no Canadá. A medida vem na vanguarda das leis de proteção ao meio ambiente e de garantia ao bem-estar animal, além da prevenção de outros delitos e intimidação. Agora, o que se espera é que cada vez mais as autoridades estejam alinhadas com a comunidade na garantia da integralidade física dos animais, sejam eles domésticos ou selvagens.

Você viu?

Ir para o topo