Marta Mariko
[email protected]
Hoje faz seis meses que as nossas capivaras – confinadas no Lago do Café – foram cruelmente assassinadas, em decorrência de uma decisão arbitrária e equivocada do ex-prefeito de Campinas (SP), Hélio Oliveira dos Santos, e do (ainda) Secretário de Saúde do município José Francisco Kerr Saraiva.
Esse crime ambiental que maculou a imagem do Brasil foi praticado com a vergonhosa conivência do IBAMA, que agora veio a público transferir a sua responsabilidade do manejo ambiental das capivaras para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo.
Não há como apagar de nossas memórias o fato de terem esses animais permanecido sob a “tutela” de uma administração corrupta e omissa, que, por fim, decidiu chaciná-los fria e covardemente, em uma noite de sábado!
Talvez os pseudo-veterinários que praticaram tamanha violação ao voto de zelar pela vida tenham imaginado que a noite pudesse esconder da população tal crime. Mas se enganaram! Essas mortes são hoje o nosso grito por justiça!
Não podemos permitir que os animais sejam responsabilizados e continuem sendo alvo das Administrações Públicas para justificarem sua incapacidade de conter a proliferação de doenças. Ao contrário disso, é dever do Poder Público atuar para coibir crimes contra a fauna, assim como é seu dever investir em projetos educacionais de conscientização, de forma a garantir a proteção e o bem-estar dos animais silvestres e domesticados em todo território brasileiro.
No dia 8 de outubro, Campinas irá sediar, ao lado de capitais brasileiras e do mundo, o Evento Mundial pelo Fim da Crueldade contra Animais (WEEAC – World Event to End Animal Cruelty).
ale a pena ver o lindo trabalho que está sendo feito pelo GAAR e pela AAAC, acessando o blog: http://weeac-campinas.blogspot.com. Há vídeos lindos e tocantes e mais informações sobre o evento no mundo.
Esperamos você no dia 8 de outubro, na Concha Acústica, Parque Portugal/Lagoa do Taquaral.
GAAR Campinas