EnglishEspañolPortuguês

VISIBILIDADE

Campeão mundial de esgrima, Miles Chamley-Watson, estimula veganismo

Olimpista Miles Chamley-Watson é conhecido por desafiar o convencional em seu esporte de esgrima e sua nova parceria com a Daring Foods busca vencer a disfuncional indústria de carne de frango com um realista frango vegano.

15 de janeiro de 2022
Henrique Delgado do Amaral e Silva | Redação ANDA
5 min. de leitura
A-
A+
Foto: VegNews

O esgrimista profissional Miles Chamley-Watson, medalhista olímpico de bronze e bicampeão mundial, recentemente fez parceria com a marca de frango vegano Daring Foods como seu primeiro atleta embaixador em sua plataforma Daring Moves.

Fundada em 2018, a Daring Foods está em missão de eliminar por completo a carne de frango do sistema alimentar oferecendo uma alternativa viável à base de plantas. Sua nova plataforma Daring Moves dará seguimento a esta missão com a colaboração de agentes de mudança com o mesmo objetivo, começando por Chamely-Watson, que participou de um filme em estilo documentário e série de fotografias.

Em 2016, Chamley-Watson, que é birracial, foi o primeiro homem de cor e americano a ganhar um título de Campeonato Mundial em esgrima — esporte praticado primariamente pela população branca. Conhecido por influenciar o esporte da esgrima com seu estilo único, Chamley-Watson está empolgado de fazer parceria com a Daring pois também é uma forma de desafiar o convencional. Apesar de Chamley-Watson não ser vegano, o atleta de Londres frequentemente incorpora carnes à base de vegetais em sua dieta.

“É uma honra me juntar à Daring nesta iniciativa e ajudar a trazer atenção aos pioneiros que trazem mudanças às suas comunidades”, disse Chamley-Watson em depoimento. “O que me inspira sobre trabalhar ao lado da Daring é o fato de termos exatamente as mesmas morais e mentalidades. Nós queremos mais do que causar um estrondo em nossos respectivos espaços — queremos mudá-los por completo. É uma combinação absolutamente perfeita e este é apenas o começo.”

Frango vegano para todos

A Daring Foods estreou em 340 lojas Sprouts em 2020 após se iniciar no setor de serviços alimentares no Reino Unido. Em março do ano passado, a marca lançou seu frango vegano em lojas Costco em Los Angeles, CA e no Havaí — fazendo assim sua primeira expansão em clube atacadista. Em outubro, a Daring lançou seu frango vegano em restaurantes populares como Beauty & Essex em Nova Iorque, Los Angeles, e Las Vegas; restaurantes Groot Hospitality em Miami; entre outros.

Em maio de 2021, a marca arrecadou 40 milhões de dólares em uma rodada de financiamento de Série B com o apoio do músico Drake, além de 65 milhões em uma rodada de Série C que incluiu o lendário DJ Steve Aoki e a estrela do tênis Naomi Osaka como investidores. Com um total de 120 milhões de dólares em financiamento, a Daring está disposta a causar fortes mudanças na indústria alimentar.

Sua campanha Daring Moves foi criada para levar sua missão a outros ousando fazer a diferença em seus campos. Além de Chamely-Watson, a plataforma Daring Moves contará com seis outros agentes de mudança, incluindo Alex Taylor (fundadora da Hoop York City, um comitê de basquetebol feminino buscando o fim da diferença salarial entre os sexos); Michelle & Ollie Carrera (co-fundadores da Chilis on Wheels, uma organização de combate à fome sem fins lucrativos e de cunho voluntário que trabalha para tornar alimentos à base de plantas acessíveis a comunidades necessitadas); e Michelle Tran (fundadora da Soar Over Hate, uma organização sem fins lucrativos baseada em Nova Iorque que apoia a comunidade asiática-americana e de ilhéus do Pacífico no combate a crimes de ódio).

“A Daring Moves é consolidada em nossa missão de absoluta ambição, inconvencionalismo, e ousadia na realização da mudança que queremos ver no mundo”, Ross Mackay, CEO e Fundador da Daring, disse em depoimento. “Miles exemplifica este espírito em cada uma de suas técnicas, quebrando barreiras e trabalhando na criação de novas normas no mundo da esgrima. Não poderíamos ter escolhido alguém melhor para estrear esta plataforma. E estamos animados para que o mundo conheça estas pessoas audaciosas.”

Ousando enfrentar a disfuncional indústria de frango

A campanha Daring Moves é um componente dos esforços multiformes da empresa para derrubar a disfuncional indústria de frango. Aproximadamente 50 bilhões de frangos são criados e abatidos globalmente todo ano em condições antiéticas que geram doenças e causam poluição tóxica. Nos Estados Unidos, apesar de muitos acharem que estão consumindo carne obtida por meios éticos, a verdade é que 99.9% de toda a carne de frango consumida é proveniente de fazendas industriais.

“A vasta maioria da carne de frango consumida nos EUA vem de fazendas industriais em condições insalubres que causam terríveis problemas de saúde às aves criadas. Para remediar estes problemas, as aves são forçadas a ingerir antibióticos que levam à criação de bactérias resistentes a drogas, que podem ser transmitidas diretamente aos seres humanos quando comemos frango”, Mackay conta à VegNews. “Mesmo que estas condições mudem para melhor, a indústria de frango não é uma forma sustentável de alimentação. A agropecuária industrial já é um dos maiores contribuintes a problemas como gasto de água, emissão de carbono, e perda de biodiversidade, mas a demanda por proteína continua a crescer. Em suma, nosso planeta está ficando sem recursos para alimentar a população com frango animal, por isso nós criamos um frango melhor — feito de plantas.”

Hoje, a Daring garantiu uma página inteira de publicidade no New York Times para trazer a uma audiência maior sua mensagem de remover os frangos do sistema alimentar. A comovente campanha publicitária explica o prejuízo ambiental e questões éticas relativas à produção em massa de frangos e oferece uma solução: carne de frango feita de plantas.

“Nossa missão é criar um frango à base de plantas delicioso, nutritivo, conveniente, e versátil o suficiente para remover por completo o frango animal da rede alimentar”, afirma Mackay. “Nossa alternativa é um substituto elemento-por-elemento ao frango animal em todos os quesitos, e uma escolha saudável da qual todos podem se orgulhar. Desenvolvemos produtos ecologicamente corretos para substituir a carne de frango em todo cardápio e estante de varejo em que seja vendida.”

    Você viu?

    Ir para o topo