Por Márcia Colla (em colaboração para a ANDA)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilha Comprida, SP, órgão do Departamento Municipal de Saúde, comemorou mais um final de semana de castrações em número expressivo: mesmo com chuva nos três dias de campanha (entre a sexta 23/05 e o domingo 25/05), a população levou seus animais para castrar. No total, foram realizadas 270 cirurgias em cães e gatos, das quais, 264 gratuitas para a população inscrita nos programas sociais do município e seis a preços subsidiados, via ONG.
A diretora do Departamento Municipal de Saúde, Leticia Narita Régio, afirmou que, além do controle de cães e gatos, a campanha também promove o bem-estar animal e a redução de doenças transmitidas pelos animais abandonados. A responsável pelo CCZ, Roseli Hilberath, disse que a campanha está superando as expectativas pelo apoio maciço da população, dos protetores independentes, dos voluntários e das ONGs parceiras. “O envolvimento da população é muito importante”, destacou.
A campanha prossegue nos próximos meses. As datas de novas inscrições serão divulgadas em breve. A castração é gratuita para animais abandonados e os tutelados por pessoas que fazem parte dos programas sociais. Para as que não se encaixam nestas categorias, as castrações podem ser feitas a preços subsidiados, por intermédio das ONGs parceiras GPA, Amicão e Recanto dos Vira Latas. As castrações são realizadas em sistema de mutirão coordenado pela Pets Health Centro Médico Veterinário. Mais informações sobre a campanha municipal de castração – Tel (13) 3842 3271.