A campanha Adote um Vira-lata, em andamento no Parque de Exposições do Cordeiro, está sendo um sucesso. Cerca de quinze voluntários, estudantes e professores organizaram um estande na via principal do parque, onde circulam dezenas de pessoas à procura de gatos e cachorros. O evento faz parte de um projeto de extensão, mantido pela Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com o Movimento de Defesa dos Animais.
A previsão, diz a professora Ariene Bassoli, é que 30 animais sejam encaminhados até o fim do dia. Ela é coordenadora da campanha, que no último semestre promoveu vários encontros com o de hoje. “Nosso objetivo é realizar um por mês”. Ela diz que a maior parte das pessoas adota um filhote, mas alerta que adultos são tão adaptáveis quanto os pequenos. “E dão menos trabalho para criar”, completa.
No caminho para o estande, a jovem Nathalia, cruzou com a reportagem do Diario carregando um cãozinho no colo. “É uma fêmea, mas não ainda não sei como vai se chamar”, disse a garota. Já a secretária Joana Teixeira trouxe uma gatinha preta, pois já tem três felinos em casa e não pode criar mais um. “É importante mantê-los por perto e respeitar o limite. Já tive sete gatos e minha vizinha matou todos com veneno”.
Há quem compareceu para matar a saudade, como Luísa Santos, que, em lágrimas, lembrava do seu cachorro que morreu. “Não posso mais criar um animal, então venho para cuidar deles aqui”.
A campanha Adote um Vira-lata segue até às 17h deste sábado. Para adotar um bichinho, os interessados devem ser maiores de 18 anos e apresentar o RG, CPF e um comprovante de residência.
Fonte: Diário de Pernambuco