O Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação (MAPA) e a Interprofissional del Porcino de Capa Blanca (Interporc) colocaram em prática uma ação com o tema ‘Alimentar animais silvestres não é natural’ com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre os ricos que implicam alimentar esses animais, seja em reservas naturais ou quando se aproximam de centros urbanos.
É necessário adaptar-se à forma de ser e viver desses animais, que encontram alimento em seu habitat e, embora possa ser visto como um ato carinhoso para eles, o fato de proporcionar alimentos de forma pontual altera sua forma de se relacionar com o seu entorno, e põe em risco as próprias espécies silvestres, sinaliza da Interporc.
Recordem que em várias ocasiões, em centros com muitas espécies silvestres, foi visto javalis e outros animais que se aproximam a merendeiros ou lugares de concentração de pessoas, assim como aos centros urbanos em busca de alimentos e o fato de lhes oferecer comida, além de fomentar ainda mais esse tipo de comportamento anômalos, supõe um risco para todos.
Será distribuído folhetos por diferentes espaços naturais, e também será difundido um vídeo, banners e fotografias com informações pelas redes sociais aproveitando sua maior influência de turistas em zonas rurais e espaços naturais por conta das atrações de férias.
A Interporc acredita que o sucesso da campanha depende da colaboração das autoridades ambientais, da população e de organização em defesa dos animais e da natureza.