A ativista britânica Claire Hagen iniciou a campanha “Dog Protests” para estimular tutores de cães de todo o mundo a postar fotos dos seus animais nas redes sociais pedindo paz e o fim do conflito na Ucrânia para proteger os animais que estão em situação de vulnerabilidade no país assolado pela guerra há mais de 35 dias.
Claire foi a primeira a dar o exemplo e postou fotos da sua cadelinha, Millie, com cartazes com as frases “faça amor, não guerra”. Embora a campanha tenha como fim a conscientização, a ativista conseguiu arrecadar £ 300 (cerca de R$ 1,8 mil) que foram doados à UNICEF para ajudar organizações em defesa dos animais.
Ela conta que mais de 100 pessoas de várias partes do mundo já postaram fotos dos seus animais com plaquinhas pedindo paz para a Ucrânia. “Lindos cães estão espalhando mensagens positivas por uma boa causa. Eu queria me sentir como se estivesse fazendo algo, e às vezes doar dinheiro não é suficiente”, disse Claire ao The Mirror.
Ver essa foto no Instagram
A ativista conta que também foi alvo de haters. “Geralmente tem sido muito positivo. Recebi alguns comentários negativos que me deixaram bastante chocada, internautas dizendo que esperam que Putin envenene meu cachorro”, afirmou. Claire, agora, está se concentrando em arrecadar dinheiro para ajudar os abrigos da Ucrânia.
Se você quiser participar da campanha “Dog Protests”, basta postar um foto do seu cãozinho e marcar o @dogprotests no Instagram ou usar hashtag #dogprotests e #dogwithsign.