Uma equipe de veterinários realiza a castração gratuita dos gatos de Fernando de Noronha. Os procedimentos começaram na quarta (6) e seguem até o dia 13, no Núcleo de Vigilância Animal (NVA). O objetivo é castrar 100% dos felinos da zona urbana da ilha.
Um levantamento realizado em 2023 indicou que a ilha conta 1.260 gatos. Os técnicos do Instituto Chico Mendes acreditam que 97% dos animais já foram castrados em ações anteriores. O esforço dessa operação é encontrar e castrar os 3% restante.
“A nossa meta é realizar o procedimento em 40 gatos. Em um dia de trabalho foram castrados sete animais”, disse a veterinária do ICMBio.
Além do instituto, a ação é executada em conjunto pela Administração da Ilha, o Projeto Pet Noronha e o Instituto Ampara Animal.
O Projeto Pet realiza trabalhos voluntários de apoio a saúde e alimentação de animais em situação de rua, como cães e gatos.
“A gente faz a ponte entre a comunidade, o ICMBio, a Ampara e a Administração de Noronha. Conversamos com as pessoas que têm resistência a castração dos animais. Trabalhamos em parceria com os moradores”, contou a coordenadora do Pet Noronha, Tammy Casagrande.
O Instituto Ampara é uma organização não-governamental que colabora com os trabalhos realizados na ilha pela quinta vez. A veterinária da ONG, Alessandra Ferreira contou como é feita a ação.
“Realizamos um método com protocolo anestésico de retorno rápido. Fazemos um processo com muito cuidado para que o animal não tenha dor e possa voltar com tranquilidade para o local de origem”, disse Alessandra Ferreira.
Além da conservação do ecossistema local, a campanha quer reduzir a superpopulação de gatos, a possibilidade de transmissão de doenças e o abandono de animais.
Os moradores podem contribuir com a identificação de gatos não foram castrados enviando informações por meio do WhatsApp (81) 9 9115-6860.
A equipe recolherá os animais, realizará o procedimento e devolverá os gatos ao local onde foram encontrados.
Fonte: G1