EnglishEspañolPortuguês

COERÊNCIA

Campanha critica quem consome carne e defende o meio ambiente

Painéis foram colocados em ônibus que circulam a cidade de Glasgow, na Escócia

3 de novembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
“Você não pode ser um ambientalista carnívoro. Assuma a responsabilidade: Torne-se vegano.” É o que diz painel que circula nos ônibus de Glasgow | Foto: PETA

No domingo, dia 31, teve início na Escócia a COP26, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Por conta disso, a organização PETA, que luta pelo tratamento ético dos animais, lançou uma campanha alertando sobre a incoerência entre ser ambientalista, mas continuar a consumir carne, já que a pecuária possui impacto fortemente negativo no meio ambiente.

A campanha também chama as pessoas a tornarem-se veganas, uma escolha adequada para aqueles que visam ajudar o meio ambiente. Painéis foram colocados em ônibus que circulam na cidade de Glasgow, onde é realizada a COP 26. As mensagens também devem aparecer no Scottish Event Campus, onde os participantes da conferência irão se reunir.

Apesar da ONU ter ciência do impacto negativo da pecuária, assim como também já ter feito alerta sobre o consumo de uma dieta à base de vegetais ser melhor para o meio ambiente, a seriedade do problema parece não ter sido levada adiante já que as refeições dos convidados da conferência incluem peru, salmão e carne de boi.

Uma carta foi enviada por celebridades para o presidente da conferência, Alok Sharm. Entre eles, Joaquim Phoenix, Billie Eilish, o músico Moby, e Evanna Lynch, que pediram que o impacto da pecuária não fosse ignorado. Ainda esta semana Moby já havia aparecido em um vídeo da organização Humane Society International, fazendo um novo apelo a ONU.

Artistas pediram para que o impacto negativo da pecuária não fosse ignorado. | Foto: Ilustração/Pixabay

Em julho, o ator Allan Cumming fez uma crítica a ONU, ao saber que a conferência iria servir alimentos de origem animal aos participantes. O artista disse que servir carne enquanto tenta-se combater as mudanças climáticas seria o mesmo que servir cerveja em uma reunião de Alcoólicos Anônimos.

Segundo o portal Vegazeta, a campanha da PETA continuará circulando em Glasgow até o dia 14 de Novembro, dois dias após o fim da COP 26. A gerente sênior de campanhas da organização, Kate Werner, disse que a ONU já declarou a necessidade de uma transição para a alimentação vegana de forma a conter os efeitos das mudanças climáticas, e acrescenta que a campanha é um alerta para as pessoas que não consideram o impacto ambiental ou o sofrimento dos animais quando olham para um prato com carne.

Você viu?

Ir para o topo