Mais de 135 mil cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva no dia D da campanha de vacinação antirrábica animal que será realizada no próximo dia 25, na zona urbana de Teresina. Na zona rural, a vacinação será feita em duas etapas: nos dias 16 e 23 de outubro.
A meta da Fundação Municipal de Saúde (FMS) é vacinar um total de 135.487 animais, sendo cerca de 100 mil cães e mais de 35 mil gatos. Devem ser imunizados somente cães e gatos a partir de dois meses de idade. Animais com menos de dois meses podem ser vacinados com a recomendação de reforço da vacina depois de 90 dias.
Na zona urbana serão disponibilizados 371 postos de vacina distribuídos por todos os bairros da cidade. De acordo com o gerente de Zoonoses da FMS, Romualdo Spíndola, o objetivo é facilitar o acesso dos tutores dos animais a esses locais, como escolas e associações comunitárias, para assegurar a imunização de cães e gatos contra a doença.
De acordo com o gerente, a raiva canina e felina em Teresina vem sendo sistematicamente controlada, pois somente quatro casos foram notificados nos últimos dez anos. A cobertura vacinal sempre ultrapassa o percentual dos 85%, estabelecido pelo Ministério da Saúde. Nos últimos três anos, não há nenhuma notificação registrada no município. “Essa redução de casos se deve, além das altas coberturas vacinais, as ações de vigilância executadas na rotina das atividades da Gezoon, conforme preconiza o Programa Nacional de Controle da Raiva do Ministério da Saúde”, explica.
Fonte: 45 graus