“Adotar é um ato de amor”, esse é o nome da campanha de conscientização sobre adoção de animais que tem como objetivo educar a população de Niterói, no Rio de Janeiro. Através de uma parceria com a prefeitura do município, o Governo do Estado passou a divulgar a campanha no Terminal Rodoviário João Goulart.
Um vídeo com 15 segundos de duração, produzido pela Secretaria de Estado de Agricultura, está sendo divulgado através de 34 monitores espalhados por corredores do terminal rodoviário.
A campanha tem como objetivo incentivar a população de Niterói a adotar animais abandonados resgatados das ruas por entidades de proteção animal do município.
De iniciativa do Secretário Estadual de Agricultura, Marcelo Queiroz, responsável pelas políticas públicas de proteção e bem-estar animal no estado, o projeto contou com o apoio do diretor de Marketing do terminal, Luiz Redinger.
A previsão é que 600 mil pessoas tenham acesso às imagens ao circularem diariamente pelo terminal. Com isso, espera-se que novas adoções ocorram na região por estímulo da campanha. Nos monitores, diversas imagens serão exibidas simultaneamente e em horários diversos no decorrer do dia.
Na opinião de Redinger, “os animais ensinam os seres humanos o sentido da palavra amor”. “No ir e vir aqui da rodoviária, agora o público terá a oportunidade de ter essa troca com os animais”, afirmou ao jornal O Dia.
A iniciativa tem sido aprovada por usuários do transporte público de Niterói. “Esse tipo de divulgação é um ato de amor aos animais, e quanto maior a divulgação e em mais locais, menos bichinhos teremos em situação de vulnerabilidade pela cidade. Assim, cada um ajuda a espalhar empatia, amor, carinho, zelo e afeto”, disse o guia turístico Daniel Silva, de 34 anos, que usa o terminal rodoviário para ir e voltar do trabalho.
Dados comprovam a efetividade de campanhas como essa, conforme relatado pelo secretário estadual. “As campanhas de adoção que promovemos pontualmente desde o ano passado se revertem em mais animais adotados, o que demonstra a importância de mantermos ativas as mais variadas formas de divulgação desse ato de amor. Essa parceria é mais uma que contribuirá para darmos novos lares aos bichinhos em situação de risco”, disse Queiroz.