Instituições da cidade estão promovendo ações que visam a ajudar os animais acolhidos nas ruas, seja recolhendo rações ou estimulando a adoção dos animais. Durante todo o mês de agosto, a campanha “Doe amor doe ração” estará recebendo doações de rações, produtos de limpeza e higiene. A iniciativa que chega à terceira edição, pretende ampliar o atendimento às ONGs, associações, sociedades e protetores independentes. No ano passado, foram recebidos 4.500kg. “Para este ano, nossa expectativa é recolher o dobro. Quando mais conseguirmos arrecadar, maior será a divisão entre as instituições”, afirma o coordenador da campanha Wanderlei Marques Faini.
Os itens podem ser entregues em quatro pontos: nas lojas Agrotela, na Avenida Rio Branco 1960 e na Rua São Mateus 340; na Casa das Rações, na Avenida Dr. Japiassu Coelho 373; e na Toca dos Bichos, na Rua Espírito Santo 721. Os donativos serão encaminhados para a Sociedade Juizforense de Proteção Animal (SJPA), Associação Vida Protegida (AVIP), Animais Carentes de Paula Lima, Casa com Gato e protetores independentes. Os interessados podem levar os produtos ou adquiri-los nos pontos de coleta, no horário comercial, das 8h às 18h.
Hoje, a Associação dos Amigos (Aban) promove a Feira de Adoção de Cães e Gatos na Praça do Bairro Bom Pastor. A ação conta com apoio do Demlurb e ocorrerá das 9h às 16h. Haverá 35 animais para adoção, sendo 20 cães e 15 gatos, ‘vermifugados’, vacinados e castrados. Os interessados deverão apresentar comprovante de residência. Após conhecer os animais e optar por um, o candidato passará por uma entrevista e preencherá um cadastro. A ficha será avaliada e, posteriormente, será informado sobre o pedido de adoção.
“Percebemos que muitas pessoas ficam sensibilizadas com os animais que estão na feira e, por isso, adotam sem ter conversado com a família ou pensando se há espaço para o animal. Então, ela retorna com o animal. Esta entrevista tem por objetivo ajudar as pessoas no processo de amadurecimento para o processo de adoção, o que tem contribuído para diminuir a taxa de retorno”, explica o diretor da ABAN, Renato Lopes.
Durante o encontro, voluntários estarão arrecadando doações de ração. Quem não puder comparecer à feira, poderá adotar um animal pelo site. Lá estão disponíveis todas as informações sobre os animais. A iniciativa também pretende divulgar o Consultório e Clínica Veterinária da Aban, construído na Rua Cruzador Bahia 280, no Bairro Dom Bosco. O espaço é usado para a realização de consultas, exames laboratoriais, encaminhamento para internação e cirurgias, além de vacinação em cães e gatos das comunidades assistidas pela entidade e para a sociedade, com valores acessíveis.
Fonte: Tribuna de Minas