A fazenda que serve para abrigar os animais recolhidos nas estradas do Piauí pela Polícia Rodoviária Federal está superlotada. A propriedade está localizada na cidade de Barras, a 119 Km de Teresina. Por conta disso, a polícia reduziu as apreensões desses animais. Além disso, a polícia vem recebendo denúncias anônimas de que caminhões com placa do Ceará estão trazendo jumentos para o Piauí.
Por orientação do governo do Estado, este mês de julho foram apreendidos apenas 40 asininos. Ano passado foram 74.
De acordo com o chefe de Policiamento e Fiscalização, inspetor Ciro Ricardo, o problema maior é com os jumentos, já que os bovinos e equinos os donos geralmente vão buscar. Já os asininos ficam abandonados. “Com o passar do tempo, esses animais começaram a reproduzir, superlotando ainda mais a propriedade”, afirmou o inspetor.
Outro problema que a PRF está investigando chegou através de denúncias anônimas. Um caminhão da marca Mercedez Benz, tipo boiadeiro, de cor amarela, está trazendo jumentos de cidades do Ceará e abandonando nas estradas do Piauí.
“A última vez ele [o caminhã] foi visto na região de Cocal, entre as rodovias estaduais e a BR-343. Por isso o número de animais vem amentando tanto. Estamos investigando as denúncias”, informou Ciro Ricardo.
Fonte: Cidade Verde