Um caminhão que transportava bois vivos colidiu de frente com uma carreta na rodovia BR-230, na Transamazônica, no Pará. Os dois veículos pegaram fogo e os animais que sobreviveram fugiram em desespero em meio às chamas. A maioria dos bois e os dois motoristas morreram no incêndio. Vídeos feitos no local mostram animais feridos e agonizando.
O acidente tráfico ocorreu na última quarta-feira (03) no trecho que liga as cidades de Cajazeiras e Itupiranga. Uma perícia inicial concluiu que um dos veículos fez uma ultrapassagem em local proibido. O Grupamento de Bombeiros Militar de Marabá foi chamado para controlar as chamas. Não há informações sobre o destino dos animais feridos e sobreviventes.
Ver essa foto no Instagram
O Pará é o estado brasileiro que mais exporta animais vivos e lidera o ranking de desmatamento da Amazônia em razão da pecuária. A criação intensiva de animais para consumo é responsável não só pela crise climática, mas também por causar sofrimento intenso e profundo a esses animais, que têm como destino apenas a tortura e a morte.
Foi também no Pará que, em 2015, cinco mil bois morrem afogados quando o navio Haidar, de bandeira libanesa, naufragou no porto da Vila do Conde. Em março deste ano, Um caminhão carregado com 20 bois vivos caiu de uma ponte, localizada em uma estrada vicinal em Eldorado dos Carajás, sudeste do Pará. Nenhum animal sobreviveu.
Ver essa foto no Instagram
Nota da Redação: acidentes trágicos como esses podem ser evitados conscientizando a população sobre a importância do reconhecimento dos direitos e da senciência dos animais, bem como o impacto da pecuária na destruição da natureza e do planeta. A adoção de hábitos de consumo éticos e sustentáveis, como uma filosofia de vida vegana, são fundamentais para a criação de um mundo mais compassivo, equilibrado e justo para todas as espécies.