A 2ª Cãominhada em Manaus (caminhada com cães) deste ano, que acontece no próximo domingo (9) às 8h30, na Ponta Negra, na zona oeste, vem com o objetivo de incentivar a guarda responsável dos animais domésticos.
Organizada pelo grupo Cachorreiras de Manaus e pela Organização Não Governamental (ONG) Patas, o evento teve sua primeira edição em 2011 e nesta aguarda aproximadamente 400 participantes com seus cachorros.
“Nosso principal objetivo é alertar para esse abandono nas ruas e ao cumprimento da Lei municipal 1.590, de 2011, uma das raras leis municipais para bichos domésticos que infelizmente não vem sendo fiscalizada. 90% desses cães são abandonados pelos seus tutores, então queremos mostrar que o lugar deles é em casa e com bons cuidados”, explicou Érika Schomlep, responsável pelo Cachorreiras.
A Lei, de autoria do ex-vereador Wilton Lira (PDT), além de dar responsabilidades aos tutores de animais domésticos, disciplina a adoção. Para Erika é uma lei que não tem fiscalização e acaba ocasionando problemas maiores, como abandono.
O evento contará ainda com a participação do Corpo de Bombeiros, o Canil da Polícia Militar, Batalhão Ambiental, outras ONG’s de proteção aos animais, patrocinadores e representantes de ração animal.
Os interessados não precisam se inscrever e não há taxas, a organização da Cãominhada apenas pede que os cães estejam com suas vacinas em dia e que os responsáveis levem água para os animais, visto que ainda não conseguiram patrocinador, e sacolas plásticas para recolher os dejetos fecais dos animais.
“Estamos incentivando também os condutores de animais a recolher os dejetos fecais eliminados pelo mesmo em vias e logradouro públicos. Portanto, quem for participar leve uma sacola para que tenhamos uma cidade mais limpa e agradável com nosso bichos doméstico”, disse Érika.
Fonte: D24AM