Três filhotes de cachorro foram abandonados na última sexta-feira (28), no bairro Boraceia, em Bertioga, litoral de SP. Uma câmera de monitoramento flagrou o momento em que uma mulher chega de bicicleta, tira os cães da cesta, os joga na calçada e vai embora. As imagens foram compartilhadas nas redes sociais e geraram revolta entre os internautas.
No vídeo, é possível ver a mulher jogando os animais – um por um – no chão, próximo de uma árvore. Neste momento, um cachorro adulto aparece. No entanto, a mulher segue abandonando os filhotes. Não é possível saber se o cão adulto tem relação com os jovens. Sem olhar para trás, ela deixa o local pedalando.
Ver essa foto no Instagram
Segundo o registro da câmera de segurança, os cachorros foram abandonados por volta das 5h20 da sexta-feira. Desta forma, é possível ver a rua sem qualquer movimentação.
Ao ser compartilhado nas redes sociais, o caso foi reconhecido pela jovem Emely da Silva Santos, de 19 anos. Para A Tribuna, ela conta que viu as imagens e reconheceu os animais horas após ter resgatado dois filhotes em um local próximo ao do vídeo.
A moradora de Bertioga tinha postado que encontrou dois cães filhotes e precisava doar. Desta forma, os cachorros publicados por Emely foram reconhecidos por amigos em comum que viram o vídeo. “Eu vi depois de me marcarem nele (vídeo)”, explica.
Ela relacionou o abandono com o resgate que tinha realizado no mesmo dia e, somente neste momento, percebeu que um terceiro filhote também aparece nas imagens.
De acordo com Emely, ela estava a caminho de casa quando viu os animais e conversou com moradores da região. “Eu vi que eles tinham sido abandonados porque os vizinhos tinham dado comida”, afirma, dizendo que a atitude de pegar os cachorros foi aprovada pelos munícipes.
Porém, ninguém citou sobre o terceiro filhote que aparece nas imagens. “Eles também não tinham noção que tinha um terceiro, eu só vi quando assisti ao vídeo”.
O casal de filhotes que foi socorrido pela jovem recebeu banho e foi doado no dia seguinte. “Bastante gente me ajudou a divulgar e tinham muitas pessoas querendo adotar”, explica a jovem, que procurou pessoas de confiança para ‘passar a guarda’ dos cachorros.
De acordo com Emely, cada animal ficou uma família diferente. “Sempre fui bem apaixonada por animais, tenho curso de auxiliar veterinária. Fiquei muito triste por terem sido abandonados como se fossem qualquer coisa. Não pude deixá-los lá”, finaliza a jovem.
Prefeitura
Procurada pela Reportagem, a Prefeitura de Bertioga afirmou que o abandono de animais é crime. “Quando pego em flagrante, o Departamento de Vigilância em Saúde, por meio da Divisão de Vigilância Sanitária, autua o infrator e o conduz para lavratura de um Boletim de Ocorrência”.
Ainda em nota, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, informou que “está trabalhando para identificar a pessoa do vídeo. Os animais foram encontrados por moradores e levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).”
A pasta afirma que os cachorros estão em quarentena e aguardam para serem vacinados, vermifugados e castrados para serem colocados para adoção.
Segundo a Prefeitura, os dois animais resgatados pela jovem no mesmo dia e região podem ser cães da mesma ninhada, mas abandonados pela mulher em outro ponto.
De acordo com a Administração Municipal, as pessoas que encontrarem animais domésticos abandonados devem entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), por meio do telefone (13) 3316-4079.
Já em caso de animais silvestres, a orientação é entrar em contato com o Departamento de Operações Ambientais (DOA) pelo telefone 153.
Fonte: A Tribuna
Nota da Redação: infelizmente, não há, ainda, informações sobre o terceiro filhote. Os outros dois animais esperam ansiosamente pela chance de encontrarem um lar seguro e uma família repleta de amor. Abandonar animais, além de um ato de extrema covardia, é cruel e criminoso. Até mesmo o cãozinho adulto reage diante da situação e persegue a mulher, tentando amparar os filhotes deixados à própria sorte. Apesar da Lei Sansão prever até cinco anos de detenção em casos de crimes contra animais, na prática, cenas como estas, registradas em Bertioga, são comuns em todo o país. As leis precisam evoluir para que crimes contra animais sejam punidos com o mesmo rigor que crimes contra seres humanos.