A Prefeitura Municipal de Arambaré denunciou uma mulher por maus-tratos contra cinco cães. Os animais encontram-se sob a tutela do município
A ocorrência foi reportada pelo governo municipal por meio de nota compartilhada em sua página oficial nessa terça-feira (29). De acordo com o poder público, a mulher compõe a diretoria da Associação dos Amigos dos Animais de Arambaré e afirma ser ligada à proteção da causa animal.
Segundo o comunicado, a mulher agrediu os animais a tijoladas no último domingo (27). Os cachorros foram resgatados em situação de maus-tratos e abandono.
Atualmente, os cães estão sob os cuidados de servidores municipais em um pátio ao lado da Vigilância Sanitária. Os animais são vacinados, castrados e estão recebendo o tratamento adequado, de acordo com a prefeitura.
A mulher foi identificada pelas câmeras de segurança do local. Em manifestações nas redes sociais, servidores da entidade e outras pessoas da sociedade defenderam que as agressões ocorreram devido a um suposto ataque dos animais a um outro cão abrigado na comunidade.
A prefeitura destacou que os cães são abrigados e não há ocorrênica de negligência por parte de servidores e acionou a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Camaquã para formalizar denúncia.
Crimes de maus-tratos a animais possuem pena que varia de dois a cinco anos de prisão, além de multa. A sentença pode ser aumentada de um sexto a um terço, em situações de óbito do animal.
Confira na íntegra a nota emitida pela Prefeitura de Arambaré:
“O Município de Arambaré tem a tutela de cinco cachorros, animais estes retirados de lares por maus-tratos ou da rua após serem abandonados e que não se adaptaram em lares após adoção, os mesmos ficam no pátio do Município, sob cuidado de servidores, já foram castrados, são vacinados, recebem tratamento adequado.
Nesse domingo (27), por volta das 11:30 da manhã os cães que estavam presos em suas baias foram por uma pessoa que foi identificada através das câmeras de monitoramento da repartição pública, a mesma se diz protetora de animais e é membro da diretoria Associação dos Amigos dos Animais do Município de Arambaré.
As agressões praticadas pela protetora aos cães, segundo relato de servidores e declarações em rede social (Facebook), foi um suposto ataque dos cães a outro cão, um comunitário, ocorrido após os mesmos se soltarem do pátio onde vivem. Os animais são mantidos presos e não são soltos por desídia de nenhum servidor ou por falta de cautela conforme fomentado em rede social.
O Poder Executivo, desde 2021 vem aumentando os recursos investidos junto a causa animal com castração gratuita de animais, recolhimento e acolhimento de animais soltos e sob maus-tratos, distribuição/medicação de fármacos para controle de zoonoses e aguarda emenda parlamentar que irá aumentar o número de animais atendidos.
O poder executivo registrou ocorrência policial sobre as agressões e não irá tolerar nenhum tipo de crueldade contra os animais procurando sempre os meios legais para resolução das demandas.”
Fonte: Acústica FM