EnglishEspañolPortuguês

TUTOR DEVASTADO

Câmeras de segurança podem ajudar polícia a encontrar motorista que matou cachorro atropelado em Franca (SP)

16 de outubro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Câmera de segurança

A Polícia Civil de Franca (SP) procura o motorista que matou um cachorro atropelado na tarde de domingo (13) e fugiu do local. Ele pode responder criminalmente por omissão de socorro.

O caso aconteceu na Rua Sebastião de Carvalho e foi gravado por câmeras de segurança.

Nas imagens, é possível notar que o homem passou com o veículo por cima do animal quando passava pela via. Ele não parou para socorrer o cachorro após o acidente.

Delegado que investiga o caso, Eduardo Lopes Bonfim explicou que vai analisar os vídeos para identificar a pessoa.

“A gente vê que ele continua andando por cerca de 100 metros, impossível que a pessoa não veja que uma das rodas está travada. A gente vai tentar identificar a placa desse veículo, tanto por aquela filmagem como outras que possam ter por ali, para que venha a ser chamada a responsabilidade dele, que é crueldade contra animal e, no caso, com morte, o que agrava a pena que ele pode receber”.

O tutor do animal, o representante comercial Djair do Carmo Monteiro, cobra das autoridades rapidez para a identificação do motorista responsável pelo crime.

“Isso não se faz com nenhum animal. Quando é da gente, é pior ainda, a gente fica mais revoltado. A gente só espera que tenhamos consciência de quem é a pessoa e que ela pague pelo que ela fez”.

Imagens podem ajudar a polícia

À EPTV, afiliada da TV Globo, a advogada Maysa Maluf, que defende a causa animal, informou que em casos como este, os vídeos registrados podem ajudar a polícia.

“As imagens são chocantes. A gente espera que, no mínimo, a pessoa que atropela um animal preste socorro. É inadmissível que isso continue acontecendo, precisa ser punido. A gente vai tentar levantar, através da placa, o dono do automóvel e a gente vai dar segmento, abrir um inquérito pra poder fazer com que ele cumpra as penalidades cabíveis”.

Se condenado, o motorista que fugiu após o atropelamento pode pegar até cinco anos de prisão.

“Ele pode até não ter visto o animal na hora do atropelamento, mas o fato de ele ter omitido socorro é o que faz com que ele seja incluído no crime ambiental. Então, o fato de ele ter omitido socorro é o fato mais chocante e que pode gerar a penalidade. Não temos legislação específica para este caso [atropelamento de animais]. A omissão é que vai tipificar o crime”, diz a advogada.

Atropelamento e morte

À EPTV, Djair contou que no domingo, abriu o portão da casa onde vive, no Jardim Zelinda, na zona Oeste de Franca, para que o filho saísse. Os cachorros, então, correram para fora do imóvel.

“Quando abri o portão para o meu menino sair, ele [o cachorro] veio aqui fora e, na hora que ele passou latindo em frente do carro pra tentar sair do carro, os outros cachorros viram e correram atrás. Mas não deu tempo, parece que ele acelerou e passou por cima dele”.

Segundo o tutor, era possível evitar o acidente.

“A gente viu que dava para reduzir ou até para parar, não tinha acontecido nada, e a vida seguia em frente. Mas, infelizmente, a pessoa não teve essa prudência”.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo