EnglishEspañolPortuguês

PRESENTES

Câmeras da vida selvagem registram loba levando galhos para os seus bebês brincarem Parque Yellowstone

5 de setembro de 2023
Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Instagram

O Parque Nacional de Yellowstone, um dos destinos naturais mais icônicos dos Estados Unidos, é sempre um lugar de atividade frenética. Enquanto os humanos percorrem seus vastos terrenos a qualquer momento, são os animais que realmente roubam a cena.

Para capturar o que a vida selvagem faz quando não está sob o olhar humano, os biólogos pesquisadores implantaram câmeras de vigilância em todo o parque, que operam incansavelmente, 24 horas por dia. Essas câmeras desempenham um papel essencial na monitorização das populações animais locais, frequentemente fornecendo informações valiosas sobre seus comportamentos naturais.

Recentemente, ao analisar as gravações de uma das oito matilhas do parque, a matilha de Mollie, os cientistas fizeram uma descoberta encantadora. Em meio à escuridão da noite, as câmeras registraram um lobo adulto voltando para sua matilha, carregando algo peculiar na boca. A princípio, parecia que ela estava trazendo comida para seus filhotes.

Foto: Reprodução | Instagram

No entanto, à medida que se aproximava das câmeras, ficou claro que não se tratava de uma refeição típica nas mandíbulas da mãe loba. Surpreendentemente, ela estava transportando ossos e pequenos galhos para seus filhotes, proporcionando-lhes algo para brincar. Para os biólogos, esse comportamento é uma fusão notável de instinto e cuidado maternal.

Segundo o Parque Nacional de Yellowstone, esse instinto de trazer objetos para a toca pode ser uma estratégia evolutiva para evitar que os adultos sejam mordidos pelos afiados dentes dos filhotes. Nesse sistema, os filhotes têm a oportunidade de praticar morder objetos duros e crocantes, enquanto os adultos obtêm um alívio bem-vindo. Uma situação em que todos saem ganhando.

Desde o primeiro avistamento, houve inúmeros casos de lobos da matilha de Mollie trazendo brinquedos improvisados para seus filhotes, cada um mais adorável do que o anterior.

Embora essa doce ocorrência deva se encerrar à medida que os filhotes crescem, os cientistas esperam observar essa atividade novamente no próximo ano. Em Yellowstone, as matilhas de lobos geralmente têm uma ninhada de 4 a 5 filhotes a cada ano. Aqueles que sobrevivem ao inverno aprendem a ajudar a matilha, o que inclui a entrega de comida e, às vezes, brinquedos.

À medida que esses filhotes crescem e se tornam adultos, eles se tornarão os futuros cuidadores das próximas ninhadas de filhotes. Até então, esses jovens lobos continuarão a satisfazer seus instintos lúdicos e aprenderão a arte de cuidar da próxima geração, um brinquedo orgânico de cada vez.

    Você viu?

    Ir para o topo