EnglishEspañolPortuguês

FLAGRANTE

Câmera de segurança registra abandono de cachorrinha em Itajaí (SC)

Moradores do Bairro Ressacada denunciam que prática virou costume por lá; abandono de animais é crime com reclusão prevista em lei

19 de julho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Montagem | Divulgação | ND

Virou rotina para os moradores do Bairro Ressacada, em Itajaí (SC), o abandono de animais. Na segunda-feira (18), por volta das 9h30, um carro foi flagrado abandonando uma cachorrinha ainda filhote na Rua Primo Uller Júnior. Após ser retirada do carro, o animal ainda sai correndo em direção ao veículo. Moradores da vizinhança resgataram a cachorrinha que foi encaminhada para o Canil Municipal.

O registro foi feito por câmeras de segurança de uma residência e rapidamente viralizou nas redes sociais assim como o registro do carro e da tutora. Não custa lembrar que o abandono de animais domésticos como cães e gatos, é crime no Brasil punível com reclusão de 2 a 5 anos, segundo o artigo 32 da lei 9.605/98.

Foto: Divulgação | ND

Os últimos dados revelam que existem cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil que vivem em situação de rua. Número que claro, aumentou e muito durante a pandemia de Covid-19.

Uma das soluções para diminuir o problema dos animais em situação de rua é a castração. Em Itajaí, a prefeitura e o INIS, o Insituto Itajaí Sustentável (INIS) promovem um mutirão de castração de animais domésticos. Ao todo, serão ofertadas cinco mil castrações para os moradores da cidade que não têm condições de pagar pelo procedimento para seus cachorros e gatos, além de protetores e ONGs.

A ação iniciará em agosto e passará por diversos bairros. Os interessados devem se adequar aos requisitos estabelecidos em licitação. Mais informações na sede do INIS, na avenida Vereador Abrahão João Francisco, nº 2600, Edifício Cristine, bairro Centro. O horário de atendimento é das 13h às 19h, de segunda a sexta ou através do WhatsApp (47) 98857-9891.

Fonte: ND+

Você viu?

Ir para o topo