Não tem como não achar fofa ao menos uma das imagens obtidas por uma “armadilha” fotográfica instalada em uma área de preservação de Navegantes. Cutias, gato-maracajá, tamanduá e até uma mão-pelada (única espécie de guaxinim que vive no Brasil) passaram diante da câmera, rendendo aparições e registros considerados raros (vejas as fotos e o vídeo abaixo).
Quatro armadilhas fotográficas foram instaladas no Parque das Pedreiras pelo Instituto Ambiental de Navegantes há cerca de um ano. Desde então, as equipes conseguem acompanhar muitas espécies que passam ou vivem na mata. Uma delas foi o mão-pelada, um bicho muito raro de ser observado na natureza. O mamífero, de porte médio, é pouco conhecido pela população justamente por ser muito difícil de vê-lo.
A lista de flagrantes continua com as cutias, cachorro-do-mato, gambá, gato-maracajá, tamanduá, tatu, e aves como rolinhas, gavião-branco, gavião-carijó, saracura, pomba-asa-branca e sabiá.
O Parque das Pedreiras foi aberto ao público no ano passado e é um local com trilhas e visitação diária. Ele fica na Rua Onório Bortolato.