Pelo menos 150 camelos competiram no festival anual de Luta Livre de Camelos que é realizado todo ano em İzmir, na Turquia. O evento é alvo de protestos de ativistas de direitos animais em todo país e no mundo.
Há quarenta anos, os camelos exibem selas, tecidos ornamentais e bordados de vários padrões e cores em suas corcundas e pescoços para participarem desta competição. O público se reúne em torno do local para assistir ao que chamam de competição.
Maltratados e feridos durante o torneio, os camelos são levados para uma espécie de arena e obrigados a lutarem usando focinheiras para evitar lesões.
Este ano, mais de 150 camelos participaram do concurso. E cerca de 10.000 pessoas, incluindo turistas estrangeiros, compareceram ao evento, segundo estimativas da mídia turca.
Gülgün Hamamcıoğlu, representante da Federação dos Direitos Animais de İzmir (HAYTAP), afirma que se trata de “um grande crime” e que os animais são sim machucados durante as lutas. Um evento que tem muitas semelhanças, por exemplo, com as touradas espanholas.
Segundo o prefeito de Yatagan, Mustafa Toksoz, a luta de camelos é uma tradição herdada de seus ancestrais e continuará a existir.