A Câmara Municipal de São Pedro – SP, irá votar na próxima segunda-feira, dia 27 de junho, o projeto de Lei nº 59/2022, que institui a data de 09 de julho como o dia dos Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores – CAC, de autoria do presidente da Câmara, vereador Du Sorocaba.
Diante de tal retrocesso ambiental, várias personalidades e entidades já se manifestaram contrárias à aprovação da lei. Mário Mantovani, presidente da Fundação Florestal, integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, disse ser inaceitável que tal projeto seja levado adiante, pois isso acarretaria um dano imensurável aos animais silvestres.
Caso o o projeto seja aprovado, medidas judiciárias cabíveis serão levadas ao Ministério Público para que uma ADI – Ação de Inconstitucionalidade seja avaliada pelo Poder Judiciário.
O vereador Du Modesto, única voz contrária ao projeto, colocou-se à disposição das ONGs e entidades para encaminhar ofício com as referidas irregularidades.
O médico veterinário, Samario Menezes, também se manifestou contrário à aprovação do projeto, em documento enviado aos vereadores, pois o mesmo “pode servir de estímulo para que pessoas comecem a caçar em nossa região”.
A protetora independente de animais abandonados de São Pedro, Andréa Cordeiro, recolheu na semana passada um veadinho ferido por tiros e que veio a óbito na clínica do vereador Luciano Mazzoneto, também veterinário local (que votou a favor do projeto!).
O Corredor Caipira, que vem desenvolvendo um trabalho de reflorestamento em cinco cidades da região, incluindo o município de São Pedro, e com patrocínio da Petrobrás, também encaminhou aos vereadores da cidade, um documento elaborado pelos técnicos e educadores do Núcleo de Extensão Universitária da Esalq – Escola de Agronomia Luiz de Queiroz, de Piracicaba, onde reitera o “retrocesso que o projeto, por ser pró-armamentista, venha prejudicar ações em defesa da vida, do desenvolvimento sustentável e da possibilidade de um futuro melhor para as próximas gerações”.
A ANDA – Agência de Notícias de Direitos Animais, há quase 14 anos trabalha incansavelmente em prol de um ambiente equilibrado, e de divulgação jornalística das ações de proteção aos animais domésticos e silvestres, vem também declarar seu irrestrito apoio a todos os que acreditam que todos os seres sencientes merecem a vida e respeito incondicionais.
Grupos de moradores e instituições de proteção de animais de São Pedro e região estão se organizando para uma manifestação pacífica na sessão da Câmara Legislativa nesta segunda-feira, 27 de junho de 2022, a partir das 20 horas.
Você pode ajudar enviando email para os vereadores, fazendo pressão para que votem contra o PL nº 59/2022. Abaixo seguem nomes e emails:
Adilson de Jesus
e-mail: [email protected]
Adriano Vitor de Oliveira
e-mail: [email protected] e [email protected]
Albino Antunes
e-mail: [email protected] e [email protected]
Alessandra Pisco
e-mail: [email protected]
Antonio Benedito Ferraz Toledo
e-mail: [email protected] e [email protected]
Carlos Eduardo Oliveira
e-mail: [email protected] , [email protected] e [email protected]
Cleuza Maria de Souza Barros
e-mail: [email protected]
Eduardo Modesto
e-mail: [email protected]
Elias Garcia Candeias
e-mail: [email protected]
José Roberto de Moura
e-mail: [email protected]
Luiz Fernando Gomes Altos
e-mail: [email protected]
Luciano Mazzonetto
e-mail: [email protected]
Ondina Daniel
e-mail: [email protected]