EnglishEspañolPortuguês

Cães vivem em estado de penúria em canil de Campinas (SP)

18 de janeiro de 2012
2 min. de leitura
A-
A+

Mais de 150 cães e 30 gatos vivem em condições sanitárias precárias (Foto: Rogério Capela/AAN)

Mais de 150 cães e 30 gatos vivem em condições sanitárias precárias em um canil improvisado dentro de uma área de ocupação irregular ao lado do Jardim Florence, região Oeste de Campinas. Animais com infecções, vermes e doenças de pele convivem e têm contato direto com outros bichos, supostamente saudáveis, em um terreno de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, sem água encanada e energia elétrica. A responsável pelos animais, a pensionista Aparecida Iara Ribeiro da Silva, de 55 anos, não mora no local, mas afirma que vai todos os dias no canil para alimentar e medicar os cachorros e gatos.
Iara, que é viúva há 30 anos, acumula os bichos há duas décadas. Ela recolhe cachorros e gatos doentes ou machucados nas ruas e, com uma renda mensal de um salário mínimo e escassas doações, trata dos bichos sozinha. Como a notícia do canil se espalhou pelos bairros vizinhos, muitos abandonam os animais na sua porta. Iara explicou que faz isso por amor e afirmou não conseguir dizer não a um novo animal.
A viúva disse que aceitaria a remoção dos cães se houvessem garantias de que eles seriam bem cuidados. A Secretaria de Saúde de Campinas informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que a Coordenadoria de Vigilância Sanitária (Covisa) vai hoje vistoriar o canil. Após uma análise das condições sanitárias do abrigo, a Covisa decidirá se os animais precisam ser removidos ou não. Já o veterinário consultado pela reportagen, Luís Piqué Leite, afirmou que a concentração de animais pode afetar os sistema imunológico de toda a matilha.
Fonte: RAC

Você viu?

Ir para o topo